A jornada inaugural da Liga portuguesa de futebol prossegue hoje com mais três partidas, com realce para o embate insular entre Santa Clara e Marítimo, que assinala o regresso da I Liga aos Açores depois da retoma da competição.

O Santa Clara teve de disputar os jogos que lhe restavam como anfitrão da edição passada no continente, tendo como 'casa' a Cidade do Futebol, devido à pandemia covid-19, mas isso não impediu a equipa de realizar a sua melhor prestação de sempre na prova, mantendo-se na primeira divisão e preparando-se para disputar o terceiro campeonato consecutivo, o que sucede pela primeira vez no seu historial.

Enquanto os açorianos tentam repetir a excelente época passada, pela frente surge um conjunto que tenta voltar a lutar pelos lugares de acesso às competições europeias, depois de no campenato findo ter lutado para escapar à descida de divisão.

Além deste jogo, a ronda inaugural prossegue com os embates entre o Moreirense e o regressado Farense – os algarvios voltam ao escalão maior 18 anos depois – e entre o Tondela e o Rio Ave.

Programa e resultados da primeira jornada:

- Sexta-feira, 18 set:

Famalicão – Benfica, 1-5 (0-3 ao intervalo)

Vitória de Guimarães - Belenenses SAD, 0-1 (0-0)

- Sábado, 19 set:

Nacional – Boavista, 3-3 (2-2)

Sporting - Gil Vicente, adiado

FC Porto - Sporting de Braga, 3-1 (2-1)

- Domingo, 20 set:

Santa Clara – Marítimo, 15:00 locais (16:00, horas de Lisboa)

Moreirense – Farense, 18:30

Tondela - Rio Ave, 21:00

- Segunda-feira, 21 set:

Portimonense - Paços de Ferreira, 19:45