O ex-futebolista José Barroso considerou hoje que o clássico da 25.ª jornada da I Liga entre FC Porto e Sporting “não é decisivo”, mas poderá deixar os ‘dragões’, caso vençam, “mais perto do título”.

“Se o FC Porto ganhar dá um passo importante para ser campeão. Se empatar mantêm-se tudo na mesma e se perder é luta até ao fim entre os três”, disse à agência Lusa o ‘pé canhão’ Barroso, que representou os portistas de 1996 a 1998.

Barroso reconheceu que o jogo, “mesmo a faltar muitas jornadas para o fim do campeonato, é mais decisivo para o Sporting, pois a equipa que está atrás se perder alarga a diferença para a da frente, pelo que se torna mais difícil”.

“Ainda não decide nada, mas acaba por dar uma boa vantagem ao FC Porto se ganhar [fica a oito dos ‘leões’]. Se o Sporting ganhar aproxima-se, o Benfica também, e fica tudo muito junto. Aí vai ser mesmo luta ate ao fim”, acrescentou.

Barroso considera que o clássico de sexta-feira, no Estádio do Dragão, “é de tripla” e em que tudo pode acontecer, com a certeza de que a equipa que conseguir ganhar ficará mais forte, em termos anímicos, para o resta do campeonato.

Em relação ao momento atual das duas equipas, Barroso reconheceu que o líder FC Porto e o Sporting, terceiro a cinco pontos, vivem fases distintas.

“O FC Porto está muito mais agressivo. Consegue pressionar as equipas na sua zona de construção e consegue fazer logo ataques rápidos, deixando os adversários em dificuldade”, sustentou.

Para Barroso, o Sporting está a praticar um futebol pouco atrativo, a jogar mais devagar e sem Gelson, expulso na vitória frente ao Moreirense (1-0), poderá ter uma missão mais complicada, porque é um jogador que imprime velocidade aos ‘leões’.

Barroso, médio bracarense que deixou a sua marca no FC Porto de 1996 a 1998, detentor de um ‘pontapé canhão’, conquistou dois campeonatos (1996/97 e 1997/98), uma Taça de Portugal (1997/98) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (1996).

O FC Porto, líder da I Liga com 64 pontos, recebe o Sporting, terceiro com os mesmos 59 do tetracampeão Benfica, na sexta-feira, a partir das 20:30, no Estádio do Dragão, no Porto.