O futebolista campeão europeu, José Fonte, e o ex-campeão nacional de ralis, Joaquim Santos, ambos de Penafiel, vão ser agraciados com medalha de ouro do concelho, no dia em que a cidade assinala o seu 247.º aniversário.

A atribuição das medalhas de ouro do concelho, a mais alta distinção, vai acontecer a 03 de março, dia em que Penafiel assinala todos os anos, com uma sessão solene, a data em que foi elevada à categoria de cidade.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel assinala a importância de a cidade reconhecer àqueles dois desportistas um grande mérito, frisando que os seus percursos "orgulham Penafiel e os penafidelenses e são exemplos para as novas gerações de praticantes".

Este ano as homenagens incidirão na área do desporto, depois de em anos anteriores se ter distinguido personalidades e instituições da área social (2014), educação (2015) e economia (2016).

Além de José Fonte e Joaquim Santos, o mais alto galardão do concelho vai ser atribuído ao antigo jogador do Futebol Clube de Penafiel, Silva Pereira, conhecido, segundo o presidente da câmara, Antonino Sousa, como o "Eusébio de Penafiel", e a Fernando Sousa Melo, que se distinguiu como jogador e dirigente do principal clube da cidade, ao qual esteve ligado durante mais de 50 anos.

A título póstumo, vai ser homenageado, com o mesmo galardão, Manuel Ferreira, antigo dirigente da ADRAP, agremiação da freguesia de Galegos que se dedica há várias décadas à competição e formação na área do ciclismo. Foi também presidente da Federação das Coletividades do Porto.

À margem das homenagens na área do desporto, a Câmara de Penafiel vai atribuir a medalha de ouro ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paris, o penafidelense Silva Sousa, recentemente agraciado pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem de Mérito.

Na cerimónia, marcada para as 15:00, nos Paços do Concelho, vão ser agraciados outros clubes e personalidades que se têm evidenciado na área do desporto com a medalha de mérito municipal dourada

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.