José Fontelas Gomes, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), veio na tarde desta segunda-feira apelar à sensibilização de todos os intervenientes do futebol com o objetivo de irradiar as constantes agressões a que os árbitros têm sofrido e que se têm intensificado nos últimos tempos.

"No próximo fim de semana, todos os árbitros vão entrar em campo com uma "tshirt" que terá escrito "respeito, joga com fairplay" com o objetivo de irradiar a violência no desporto. Grande parte dos árbitros são desrespeitados e alguns desistem do futebol devido às agressões que estes sofrem. A APAF, em conjunto com a Liga portuguesa de Futebol (LPF), irá fazer no futuro para irradiar a violência do futebol", afirmou em conferência de imprensa criada para o género.

O dirigente explica que esta é uma ação que será desenvolvida por todo o país, uma vez que grande parte dos relatos de violência acontecem em campos onde não é obrigatório o destacamento de polícias para os jogos.

"Esta acção diz respeito a violência que tem vindo a acontecer com os árbitros distritais. Aquilo que possamos fazer para irradiar a violência no desporto, e já tivemos várias acções de sensibilização, será feito e esta é uma acção que vai ser feita ao longo do país. Esta é uma campanha a nível nacional realizada em conjunto com todas as Associações de Futebol do país".

José Fontelas Gomes prometeu ainda não desistir da luta pelo flagelo da violência no desporto, afirmando que as entidades governamentais têm de ajudar a resolver o problema e avisa que está disposto a ir mais longe caso esta campanha não tenha o alcance desejado.

"Alguém tem de fazer alguma coisa. Se fomos nós que demos o primeiro passo também daremos o último passo se estas campanhas não forem ouvidas", atirou.

Além de José Fontelas Gomes, também o árbitro Duarte Gomes, árbitro de futebol, e José Lima, coordenador do Plano Nacional da Ética no Desporto.