"Aceito este desafio, certo de que com as mudanças legais em marcha, o futebol profissional em Portugal vai poder concentrar-se na sua verdadeira vocação: a sustentabilidade e desenvolvimento, como uma indústria profissional, regrada e competente", esclareceu o candidato ao cargo ainda ocupado por Valentim Loureiro.

Segundo Arnaut, a candidatura de Fernando Gomes à presidência da LPFP foi decisiva para o "ministro do Euro2004", que merece o apoio de Benfica, FC Porto e Sporting, aceitar este desafio.

"A dimensão humana, o sentido responsável e a excelente reputação nacional e internacional do dr. Fernando Gomes não podem ser desperdiçados. Esta sua disponibilidade constitui um marco muito importante para uma visão mais empresarial, mais responsável e com mais união que divergências", enalteceu o agora candidato.

Arnaut manifestou-se ainda "confortado e estimulado" pelos presidentes do Benfica, Luís Filipe Vieira, FC Porto, Pinto da Costa, e Sporting, José Eduardo Bettencourt.

Licenciado em Direito, Arnaut foi ministro-adjunto do primeiro-ministro do XV governo constitucional, liderado por Durão Barroso, ficando, na altura, com a pasta do Desporto, no ano em que Portugal organizou o Campeonato da Europa de Futebol, tendo como braço direito o ainda presidente da LPFP, Hermínio Loureiro, seu secretário de Estado do Desporto.

Eleito em 1999 secretário-geral do PSD, também na liderança de Durão Barroso dos sociais democratas, Arnaut manteve-se no governo com a saída do líder do Executivo, em 2005, para a presidência da Comissão Europeia.

No XVI governo, desta feita liderado por Pedro Santana Lopes, Arnaut exerceu o cargo de ministro das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional.

Além de estar associado ao Euro2004, o vínculo de Arnaut ao desporto não se esgota com as funções ministeriais durante o Europeu ganho pela Grécia a Portugal, embora recorde com muita satisfação essa época.

"O espírito de festa que o Euro2004 deixou em Portugal, o 'fair play' com que foi vivido, a oportunidade que deu à sã convivência de adeptos de todos os países, famílias, jovens, mulheres e crianças deve regressar o mais depressa possível ao nosso tempo", desejou o candidato à presidência da Assembleia Geral da LPFP.

Arnaut presidiu ao Independent European Sport Review, que elaborou um relatório, durante a presidência britânica da União Europeia, que deu origem ao Livro Branco Sobre o Desporto, adoptado a 11 de Julho de 2007 pela Comissão Europeia.

Em traços gerais, o Livro Branco fez a primeira análise abrangente sobre a situação do desporto europeu, expondo problemas da área e apresentando um plano de acção específico.

"Não sendo, como todos sabem, um especialista em futebol, embora com trabalho feito como ministro na organização do Euro2004 e também depois como presidente do Independent European Sport Review junto da União Europeia e da UEFA, creio poder contribuir para um novo tempo na condução dos trabalhos das AG da LPFP", concluiu.