O presidente do Vitória de Guimarães, Júlio Mendes, admitiu esta quarta-feira que poderão sair futebolistas no mercado de transferências de inverno, mas adiantou que ainda não recebeu nenhuma proposta concreta.

"Temos recebido contactos exploratórios, mas propostas objetivas não temos nenhuma. Temos, hoje em dia, jogadores que se têm evidenciado e isso não passa despercebido. Durante o mês de janeiro, muito provavelmente, poderão surgir propostas por qualquer um deles", adiantou o responsável vitoriano, à margem de uma iniciativa solidária do clube na Associação de Apoio à Criança, em Guimarães.

Acompanhado pelo vice-presidente, Hugo Freitas, e pelos futebolistas Defendi e David Caiado, o dirigente da formação, que ocupa o terceiro lugar da Primeira Liga, com 27 pontos, salientou que, apesar de haver vontade de manter o plantel intacto, poderá ser necessário "algum sacrifício".

"Nós, tal como os outros clubes portugueses, temos necessidade de ter receitas extraordinárias para equilibrar os nossos orçamentos. Queremos que esse sacrifício seja o menor possível, mas não será tão fácil como isso", explicou.

Tal como está aberto a saídas em janeiro, o plantel do Vitória está também aberto a entradas, sendo que o defesa-central Kanú, de 30 anos, que representava o Standard de Liége, da Bélgica, tendo já passado pelo Beira-Mar, será o primeiro reforço, faltando apenas ser oficializado.

"Estamos a ultrapassar questões contratuais. O Kanú saiu numa situação que não terá agradado ao clube. Chegámos a um acordo, estivemos a regularizar documentos, e, em breve, ele estará a jogar", esclareceu o presidente vitoriano.

O dirigente máximo dos vimaranenses abordou ainda a possibilidade de terminar o campeonato no pódio, admitindo que este seria um prémio para o clube e para os adeptos.

"Mesmo nos momentos mais difíceis, não deixaram o clube e foram capazes de perceber que tivemos de baixar expetativas e olhar o clube com novo paradigma. É uma prenda que eu gostava de dar aos sócios do Vitória", afirmou.

Júlio Mendes desvalorizou ainda os comentários dirigidos pelo técnico bracarense, Sérgio Conceição, ao Vitória de Guimarães, após o dérbi do Minho, que terminou empatado a zero, preferindo falar do jogo da próxima jornada.

"O dérbi já passou, e já estou focado no próximo jogo, com o Rio Ave, e nas questões que temos de resolver, porque temos vários jogadores que não vão poder integrar o grupo e temos de ter soluções alternativas", frisou.