O Sporting não foi além de um empate a 1-1 com o Olhanense na jornada inaugural do campeonato nacional. Wilson Eduardo marcou primeiro para os de Olhão enquanto Izmailov, já no segundo tempo, restabeleceu a igualdade. Golo válido anulado a Postiga com influência no resultado.

A equipa de Domingos Paciência entrou determinada em Alvalade a alcançar o golo e os adeptos, e cedo foi empurrando as linhas defensivas da equipa de Daúto Faquirá para trás. Sem Daniel Carriço no onze titular, coube a João Pereira envergar a braçadeira de capitão.

Com um meio-campo constituído por Rinaudo, Schaars e André Santos, a equipa do Sporting tomou conta da zona intermédia do jogo, não deixando os homens mais rápidos do Olhanense partir para contra-ataque.

Nas alas, Jeffrén e Yannick tentavam dar profundidade ao ataque leonino, mas apenas Jeffrén conseguiu com mais dinâmica criar os desequilíbrios necessários. Hélder Postiga surgiu com diversas vezes na grande área do Olhanense mas raramente conseguiu criar perigo.

Com os caminhos para a baliza algarvia impedidos, o Sporting tentou desfazer o nulo através de remates de meia distância. Exemplo disso foi o remate do internacional holandês Schaars aos 25 minutos com a bola a rasar o poste.

A equipa de Daúto Faquirá foi a Alvalade com a lição bem estudada e muito bem posicionada em campo. Num lance fortuito, o Olhanense chegou ao golo num remate do fundo da rua por intermédio de Wilson Eduardo. O jogador do Sporting cedido ao Olhanense inaugurou o marcador aos 29’ minutos não dando a mínima hipótese a Rui Patrício.

Antes do intervalo destaque para uma jogada de Jeffrén nos minutos de compensação. O extremo espanhol bate um livre na esquerda para o segundo poste para Postiga que livre de marcação cabeceou com muito perigo.

No segundo tempo, Domingos Paciência tirou André Santos e lançou Izmailov para gaudio dos adeptos leoninos. O Sporting ficou mais ofensivo mas Hélder Postiga continuava a não corresponder com golos. Logo aos 46’ minutos, Jeffren bateu u novamente um livre na esquerda para o segundo poste onde apareceu Postiga livre de marcação a cabecear com muito perigo.

A equipa leonina não produzia e Domingos Paciência foi obrigado a nova substituição depois de Hélder Postiga, aos 59’ minutos, rematar sem perigo para as mãos do guarda-redes do Olhanense quando podia ter feito melhor. O técnico leonino tirou então Jeffrén e Yannick e lançou em jogo Rubio e Capel.

Aos 69’ minutos, o Sporting conseguiu introduzir a bola na baliza do Olhanense mas o fiscal de linha anulou o lance por fora-de-jogo do avançado leonino. As bancadas de Alvalade aumentaram então os decibéis de indignação.

A revolta nas bancadas refletia a determinação da equipa leonina em chegar ao golo e Izmailov foi exemplo disso. Aos 79’ minutos, o russo recebe a bola na direita, rematando de primeira e Fabiano defende para a frente. Izmailov não desistiu e na recarga fez o 1-1.

O golo aproximou definitivamente os adeptos da equipa, que correspondeu aumentando os níveis de agressividade.

A equipa do Olhanense foi ficando mais compacta e aproveitando todos os instantes para matar tempo de jogo útil. O lado direito da equipa leonina, articulado por João Pereira e Izmailov, tentava furar a todo o custo a defesa algarvia, que viveu momentos de verdadeiro sufoco em Alvalade.

Com o tempo a passar, Izmailov fez de tudo para dar a volta ao resultado e nem os cinco minutos de desconto concedidos pelo árbitro Carlos Xistra permitiram ao Sporting alcançar a vantagem.