O Sporting disputa este sábado a final da Taça da Liga frente ao Vitória Futebol Clube. Os ´leões`, invictos em Portugal, fazem parte de um grupo restrito de equipas que ainda estão em quatro provas: Manchester City, PSG e Celtic (já ganhou a Taça da Liga Escocesa).

A final de sábado frente aos setubalenses pode dar o primeiro título aos ´leões`. No campeonato, a equipa de Jorge Jesus segue na perseguição ao FC Porto, estando apenas a um ponto dos ´dragões` (que tem menos 45 minutos para jogar, frente ao Estoril), ao cabo de 19 jornadas. Na Taça de Portugal, a equipa leonina está nas meias-finais onde também vai medir forças com o FC Porto, numa eliminatória a duas mãos. Quem vencer, irá a final frente ao vencedor do Desportivo das Aves - Caldas.

Das quatro competições que ainda pode ganhar esta época, época, a Liga Europa será a mais difícil de conquistar. O Sporting vai defrontar o Astana do Cazaquistão, numa eliminatória que começará a 15 de fevereiro, em Alvalade. A segunda-mão está agendado para 22 do mesmo mês.

Os cazaques podem não ser um adversário complicado, mas caso passe, o Sporting não vai ter tarefa fácil, na tentativa de conquistar a Liga Europa. Ainda estão em provas equipas como Borussia Dortmund, AC Milan, Arsenal, Atlético Madrid, Nápoles, sérios candidatos a vencer a prova, que conta ainda com nomes como o Athletic Bilbao, Lazio, Lyon, Marselha, RB Leipzig, CSKA e Lokomotiv de Moscovo.

Em França  ´manda` o PSG, em terras de  Sua Majestade o ´rei` é o City

Neste grupo de elite, PSG e Manchester City são quem tem mais hipóteses de vencer todas as provas.

Em França o PSG vai dominando a seu bel-prazer, depois de construir uma equipa que não dá hipóteses à concorrência. Os parisienses reforçaram-se com Neymar (custou 222 milhões de euros) e Mbappé (negócio pode ir aos 180 milhões de euros) e vão passeando classe na Liga Francesa, liderando a prova com 56 pontos, mais oito que o Lyon, segundo colocado. O PSG, que já venceu a Supertaça de França, vai defrontar o Sochaux nos oitavos-de-final da Taça e o Rennes nas meias-finais da Taça da Liga.

Tarefa mais complicada será vencer a Liga dos Campeões. Os parisienses terão primeiro de afastar os atuais bicampeões Real Madrid, nos oitavos-de-final da prova.

Se o PSG domina em França, que dizer do Manchester City em Inglaterra? A equipa de Pep Guardiola ´cavou um fosso` enorme na liderança, graças a um início espetacular. Os citizens somam 21 vitórias, dois empates e apenas uma derrota em 24 jogos na Premier League e lideram a prova com 65 pontos, mais 12 que o rival Manchester United, 2.º colocado. A equipa de Guardiola está na final da Taça da Liga onde vai defrontar o Arsenal e na Taça de Inglaterra vai defrontar o Cardiff City nos 16-avos-de-final da prova.

Na Champions, Bernardo Silva, Ederson e companhia vão medir forças com o Basileia, nos oitavos-de-final da prova.

Outra equipa que ainda está em quatro provas é o Celtic de Glasgow. Os escoceses até já venceram um troféu (Taça da Liga) e ainda pode ganhar mais três: Campeonato, Taça da Escócia e Liga Europa. Na prova europeia o Celtic vai defrontar o Zenit de São Petersburgo da Rússia, mas, tal como o Sporting, terá de ´pedalar` muito para ultrapassar equipas com Borussia Dortmund, AC Milan, Arsenal, Atlético Madrid, Nápoles e vencer a prova.

No campeonato escocês os ´The Bhoys`, à semelhança do PSG e Manchester City, parecem não ter concorrência forte e vão bem lançados para o tetra. A equipa orientada por Brendan Rodgers lidera com 54 pontos, mais 11 que o rival Glasgow Rangers. Os ´católicos` estão nos quartos-de-final da Taça e já ergueram a Taça da Liga, após baterem o Motherwell na final por 2-0.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.