O Sporting goleou este sábado o Vitória de Setúbal por 4-0, em jogo da 7.ª jornada do campeonato nacional, e regressou aos triunfos caseiros antes de defrontar o FC Porto na próxima jornada. Montero isolou-se na lista dos melhores marcadores do campeonato com mais dois golos, enquanto Adrien voltou a ser decisivo com duas assistências e um golo.

Na antecâmara da difícil deslocação ao estádio do Dragão, a equipa de Leonardo Jardim recebia o Vitória de Setúbal, em Alvalade, com o objetivo de alcançar a liderança provisória do campeonato nacional e regressar aos triunfos em casa depois dos empates com Benfica e Rio Ave.

Leonardo Jardim apostou na estreia a titular de Iván Piris para o lado esquerdo da defesa, face à ausência forçada de Jefferson, e no regresso de Marcos Rojo no onze principal. O Vitória de Setúbal apresentou-se em Alvalade sem surpresas no onze titular, e com uma estratégia para inverter o título de pior defesa no campeonato.

E o primeiro sinal de perigo no jogo surgiu, literalmente, junto à baliza de Carlos Servín logo aos 5’ minutos de jogo, com um remate colocado de Carrilo a rasar o poste direito do Vitória de Setúbal. Os leões incutiam velocidade no jogo nos instantes iniciais mas o ímpeto ofensivo acabaria por esmorecer até perto da meia hora de jogo. Aos 24’ minutos, numa jogada de insistência à entrada da área do Setúbal, o Sporting, mais concretamente Montero, perdeu vários momentos de remate acabando o avançado colombiano por ficar sem a bola.

A equipa do Vitória de Setúbal apresentava-se compacta e impedia as operações no meio-campo leonino. O tempo corria para o intervalo e o jogo estava “partido” com os leões a apresentarem dificuldades de comunicação entre o bloco defensivo e o ofensivo. No entanto, e numa altura em que o Sporting já tentava os remates de meia-distância, o defesa sadino, Rafael Martins, fez um mau atraso para Carlos Servín que o oportuno Montero aproveitou, para num bailado sul-americano, bater o guarda-redes adversário antes do intervalo.

No segundo tempo, a equipa do Sporting entrou mais segura e confiante graças à vantagem obtida no primeiro tempo por Montero. O Vitória de Setúbal ainda tentou anular o meio-campo leonino, mas a moral do Sporting estava em alta e acabaria por ser determinante para a construção de uma goleada antes do clássico no Dragão.

Aos 58’ minutos, após boa combinação com Adrien na esquerda, Carrillo aparece na área e num remate cruzado, fora do alcance de Servín, faz o 2-0. A muralha defensiva do Vitória Setúbal caiu por terra e nem passados 10 minutos, Adrien volta a fazer uma assistência para golo, desta vez para Montero, com o colombiano a responder da melhor forma e a apontar o seu segundo golo da noite.

A simbiose entre as bancadas leoninas e a equipa de Leonardo Jardim era total e ainda com os adeptos do Sporting a festejar o segundo golo de Montero, o árbitro Duarte Gomes aponta para a marca de grande penalidade por falta de Cohene sobre Maurício. Chamado à conversão do castigo máximo, Adrien assina mais uma grande exibição com um golo, elevando a conta para 4-0.

Com o resultado em 4-0, as bancadas do Sporting transmitiam um sinal de confiança para a deslocação ao Dragão com cânticos dirigidos aos adeptos portistas, embora o adversário no relvado fosse o Vitória de Setúbal. Até ao final, o Sporting ainda procurou mais golos, mas o resultado final acabaria por firmar-se no 4-0. Na próxima jornada, os leões visitam o Dragão com a moral em alta depois de regressar às vitórias em casa.