O Sporting despediu-se da temporada com uma vitória por 4-1 sobre o Beira-Mar e condenou os aveirenses à despromoção, em partida disputada no Estádio Municipal de Aveiro, a contar para a 30.ª jornada da I Liga de futebol.

Mesmo sem poder contar com os lesionados Cédric, Labyad e Capel, a formação de Jesualdo Ferreira resolveu cedo o encontro, com Adrien e Van Wolfswinkel a bisarem no jogo, que marcou a despedida do holandês da formação "leonina".

O conjunto de Costinha pagou caro os erros defensivos, com o golo de Rúben a ser insuficiente para tirar os aveirenses da última posição, que confirmou a despromoção à II Liga dois anos após a subida.

O triunfo dos sportinguistas começou a desenhar-se ao minuto 22, quando Adrien converteu uma grande penalidade para o conjunto visitante, que castigou falta na área do defesa Nuno Lopes sobre Carrillo.

A defesa do Beira-Mar, com o segundo pior registo da prova, voltou a estar em apuros ao minuto 28, numa jogada de contra-ataque dos "leões", em que Miguel Lopes centrou para Van Wolfswinkel, que não desperdiçou e ampliou a vantagem.

No minuto seguinte, a formação de Jesualdo Ferreira chegou ao terceiro golo, novamente por intermédio do holandês, que foi figura de destaque na partida, ao "bisar" na despedida do clube de Alvalade.

Aos 39 minutos, o Beira-Mar procurou reagir e reduzir a desvantagem com um remate forte de Serginho, mas o avançado do conjunto anfitrião não mostrou acerto e chutou por cima da baliza de Rui Patrício.

Após o descanso, Costinha procurou "abanar" a equipa e fez três substituições de uma assentada, ao trocar Nuno Lopes, Fleurival e Serginho por Tonel, Dias e Abel Camará.

O Sporting procurou fazer a gestão da vantagem tranquila que construiu no primeiro tempo, enquanto os aveirenses tiveram dificuldade em impor o seu futebol, face a um conjunto "leonino" que se mostrou muito concentrado.

O Beira-Mar não desistiu e conseguiu chegar ao golo ao minuto 70, por Rúben, que ganhou posição na área e rematou forte, não dando hipótese ao guardião Rui Patrício.

Adrien, aos 90 minutos, voltou a marcar no encontro e encerrou as contas do jogo, numa jogada combinada com Wolfswinkel e que estabeleceu o marcador no 4-1 final.

O Sporting fixou-se no sétimo lugar, com 42 pontos, e terminou o campeonato com uma vitória, insuficiente para atingir os lugares europeus, e que pode marcar também a despedida do técnico Jesualdo Ferreira.

Do lado do Beira-Mar, a derrota confirma uma época muito débil do Beira-Mar, que nunca conseguiu "descolar" dos lugares da despromoção e que terminou na última posição, com 23 pontos.