Sporting e Benfica defrontam-se este sábado em Alvalade, em jogo da 3.ª jornada da Primeira Liga Portuguesa. Os "leões" lideram a prova com seis pontos, mais três que os encarnados.

Analisando as últimas dez temporadas, pode-se concluir que o Sporting chega sempre à frente do Benfica no primeiro dérbi entre os rivais da Segunda Circular. Em seis ocasiões, os "leões" tinham mais pontos que as "águias", sendo que, por uma vez, as duas equipas estavam empatadas.

Curiosamente, apenas nos últimos anos os encarnados quebraram essa hegemonia, em parte graças a Jorge Jesus. Desde que é treinador do Benfica, Jesus só por uma vez não tinha mais pontos que o Sporting quando jogou com os "leões" no primeiro dérbi de Lisboa. Foi em 2010/2011, quando as duas equipas se defrontaram na 5.ª jornada. O Sporting, treinado por Paulo Sérgio, perdeu na Luz por 2-0, com dois golos de Cardozo. Uma vitória que colocou os encarnados a um ponto do adversário.

Na última época, de má memória para o Sporting, O Benfica de Jesus era segundo classificado quando as duas equipas se defrontaram na 11.ª jornada em Alvalade. O Benfica venceu por 3-1, com um hat-trick de Cardozo, somando 29 pontos, os mesmos do líder FC Porto. Já o Sporting afundava-se ainda mais na tabela, estando na 11.ª posição, com 11 pontos em...onze jogos.

A terceira ocasião em que o Benfica tinha mais pontos que o Sporting foi em 2009/2010. À 11.ª jornada, os encarnados lideravam a Liga com 25 pontos, os mesmos do SC Braga e mais onze que o Sporting, que era oitavo com 14 pontos. Num jogo disputado a 28 de novembro de 2009, as duas formações empataram a zero bolas.

Só por uma vez estas duas formações chegaram ao primeiro jogo empatados, com 28 pontos cada. Foi em 2004/2005, em encontro da 16.ª jornada, que o Sporting venceu por 2-1, com um bis de Liedson. Nuno Gomes fez o tento do Benfica.

Nas últimas dez temporadas o Sporting esteve à frente do Benfica em seis ocasiões, por altura do primeiro encontro entre ambos.

Foi assim em 2003/2004, quando os "leões" venceram por 3-1 na Luz na 16.ª jornada, naquela que é a maior vitória fora do Sporting nos últimos dez anos. O Sporting passou a ter mais quatro pontos que o rival e menos cinco que o FC Porto, líder da prova.

Em 2005/2006 e 2008/2009, os "leões" tinham cinco pontos de vantagem aquando do primeiro duelo. Essa vantagem também se verificou em 2006/2007 e 2009/2010, com o Sporting a ter quatro pontos a mais que os rivais de Lisboa, no primeiro encontro entre ambos para a Primeira Liga.

Se tivermos em atenção o efeito do primeiro dérbi nas duas equipas nas últimas dez temporadas, apenas por duas ocasiões o resultado mexeu com a posição das duas equipas na tabela classificativa: em 2004/2005, com o Sporting a bater o Benfica por 2-1 e a fazer 31 pontos, mais três que o rival e em 2008/2009, quando os "leões" ganharam por 3-2 e igualaram os rivais no segundo posto da Liga com 37 pontos, a quatro do FC Porto.

Outra curiosidade: Por três vezes nos últimos dez anos o dérbi foi jogado à terceira jornada. E em duas ocasiões o jogo "caiu" na 16.ª ronda da Primeira Liga.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.