Com três títulos até 1982, os "leões" estiveram depois 18 anos em "seca", quebrados em 1999/2000, com Augusto Inácio, repetindo os festejos em 2001/2002, já com o romeno Laszlo Boloni ao "leme".

Neste período, o Sporting conquistou apenas 18 troféus, menos 34 do que o FC Porto, mas apenas menos seis do que o Benfica.
Depois da pesada derrota de terça-feira em casa com o Benfica, por 4-1, nas meias-finais da Taça da Liga, ao Sporting, que está a 19 pontos dos "encarnados" na Liga e já tinha sido eliminado da Taça de Portugal, ficou apenas a restar a Liga Europa para poder aspirar a um troféu esta temporada.

Os "leões" arrecadaram em média um troféu a cada duas temporadas desde a revolução de 1974, mas pareciam estar numa fase de crescimento, uma vez que metade das conquistas aconteceu depois do ano 2000.

Além dos dois títulos nacionais, o Sporting conquistou desde 2000 quatro edições da Supertaça e três Taças de Portugal.
Neste período, apesar de ter falhado o objectivo de vencer a Liga, Paulo Bento, que se demitiu no final de 2009, foi o treinador mais vitorioso, com quatro troféus - duas Supertaças e duas Taças de Portugal.

Desde o 25 de Abril, o FC Porto, ainda em todas as competições, já conquistou 46 troféus nacionais - 19 campeonatos, 11 taças e 16 supertaças - e seis internacionais - duas Taças dos Campeões Europeus, uma Taça UEFA, uma Supertaça Europeia e duas Taças Intercontinentais.

Por seu turno, o Benfica, que este ano, além da Taça da Liga, ainda luta pela Liga e pela Liga Europa, soma 24 troféus, todos conquistados a nível interno, dos quais 11 campeonatos nacionais, nove Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga.
Nesta lista, destaque ainda para o Boavista, actualmente na II divisão, que conquistou oito troféus (uma Liga portuguesa, cinco Taças e duas Supertaças).

- Lista de títulos desde 25 de Abril de 1974:

Clube                    CN   TP   ST   TL   CI   TOTAL

FC Porto            19   11   16    -    6    52

Benfica             11    9    3    1    -    24

Sporting             5    7    6    -    -    18

Boavista             1    5    2    -    -     8

Vitória Setúbal           -    1    -    1    -     2

Beira-Mar            -    1    -    -    -     1

Belenenses                -    1    -    -    -     1

Estrela Amadora           -    1    -    -    -     1

Vitória Guimarães    -    -    1    -    -     1

Legenda:
CN - campeonato nacional.
TP - Taça de Portugal.
ST - Supertaça.
TL - Taça da Liga.
CI - competições internacionais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.