Após a primeira parte, o Sporting vai vencendo a Académica por 2-1, graças a golos de Adrien (30') e Bryan Ruiz (42'). Rafa Soares (8') marcou para a briosa.

O Sporting entrou neste jogo com um onze um pouco diferente do habitual. Devido a castigos e lesões (Paulo Oliveira, Jefferson e Bruno César), o treinador Jorge Jesus apostou em Carlos Mané, Rúben Semedo e Zeegelaar.

Os leões como se pedia, pressionantes, com mais posse de bola, à procura de criar oportunidades junto da baliza de Pedro Trigueira. Mas a Académica, que se deixava dominar, surpreendeu aos oito minutos a mostrar que trazia a lição estudada de casa.

O Sporting faz, por norma, marcação à zona nos cantos, e a equipa de Filipe Gouveia aproveitou bem o facto. Leandro Silva bateu um canto à entrada da área e Rafa Soares apareceu a rematar para o 1-0.

A reação demorou a acontecer, e Jorge Jesus manifestava esse descontentamento a partir do banco de suplentes. A equipa não conseguia dar dimensão ao seu jogo, e acabava-se por se deixar enredar na teia que a Académica criava no meio campo.

Adrien (30'), que atravessa um bom momento de forma, acabou por dar o mote para a reviravolta. O médio pegou na bola na esquerda, partiu para dentro da área, contornou os adversários e rematou cruzado para o golo do empate.

A partir daí, o jogo mudou. O Sporting passou a circular a bola com mais tranquilidade e maior clarividência, e o segundo jogo parecia estar aí à porta. Carlos Mané, aposta para este jogo, entrou na área em velocidade e cruzou para Ruiz encostar (42'). Estava consumada a reviravolta e chegava o intervalo.

Um pouco antes, Naldo tinha saído por lesão para a entrada de Ewerton, e Jorge Jesus havia sido expulso por Cosme Machado por protestos.