O FC Porto, líder da I Liga portuguesa de futebol e o perseguidor Sporting discutem no domingo a liderança da prova, em jogo da oitava jornada, que encontra os rivais com diferentes estados de espírito.

A equipa portuense detém dois pontos de vantagem sobre o rival lisboeta, graças a um percurso 100% vitorioso nos sete encontros que já disputou na competição, que o Sporting também apresentaria se não tivesse empatado na ronda anterior, no estádio do Moreirense (1-1).

O ‘balão’ do Sporting esvaziou um pouco nas últimas semanas, período em que averbou três jogos consecutivos sem vencer: além do empate em Moreira de Cónegos, ficou-se por um ‘nulo’ na receção ao Marítimo, para a Taça da Liga, e perdeu em casa por 1-0, com o FC Barcelona, para a Liga dos Campeões.

Para uma equipa que tinha vencido oito dos nove jogos anteriores, a formação ‘leonina’ está a atravessar o momento mais conturbado desde o início da época, ainda que apenas a ‘escorregadela’ no Minho possa considerar-se realmente comprometedora, até por deixar o Sporting em posição subalterna antes do ‘clássico’.

O FC Porto vai entrar no relvado do Estádio José Alvalade no zénite da sua curta temporada, após a vitória categórica (3-0) no Mónaco, campeão francês, para a Liga dos Campeões – prova na qual averbou a única derrota da época, com o Besiktas (3-1) -, com um ‘bis’ de Aboubakar.

O ponta-de-lança camaronês é uma das referências de uma equipa moldada por Sérgio Conceição com forte propensão ofensiva, assumindo-se como o segundo melhor marcador da I Liga, com seis golos, menos dois do que o brasileiro Jonas, avançado do Benfica.

Mesmo com fortes limitações financeiras, o treinador do FC Porto conseguiu construir uma equipa que parece capaz de quebrar o ciclo de quatro anos consecutivos sem títulos – com a agravante de terem sido conquistados pelo rival Benfica -, o maior ‘jejum’ desde que Pinto da Costa assumiu a presidência.

Os dois treinadores dispõem das equipas quase na máxima força, sem jogadores influentes ausentes devido a lesão ou suspensão, ainda que o avançado sportinguista Doumbia possa ficar afastado do primeiro ‘clássico’ da temporada, devido a uma lesão muscular sofrida frente ao FC Barcelona.

Em vésperas da 226.ª partida oficial entre os dois clubes, o histórico de confrontos regista uma igualdade de vitórias para cada lado (81, com 63 empates), mas, para o campeonato, em Alvalade, o balanço é claramente favorável ao Sporting, que venceu 45 jogos, empatou 19 e perdeu 19.

O jogo entre o Sporting, segundo classificado do campeonato, com 19 pontos, e o líder FC Porto, que contabiliza 21, realiza-se no domingo, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, com início às 19:15 horas, com arbitragem de Carlos Xistra, da associação de Castelo Branco.