Cerca de 80 gestores estão reunidos desde domingo em Óbidos para partilharem conhecimento e ideias de negócios associados ao desporto, na Leaders Sports Network.

"Grande parte dos conteúdos deste encontro está relacionada com o lado comercial do desporto: como tentar ativar ou vender patrocínios; para onde se dirigem os meios de comunicação digitais ou sociais e como geri-los; como aumentar a sua identificação com os seus adeptos e como perceber melhor os adeptos; o que fazer com os direitos de transmissão além das televisões", explicou o diretor executivo da Leaders, James Worrall.

Em declarações à agência Lusa, o responsável da organização internacional realçou que neste encontro "dez desportos representados, desde NBA, NFL, federações de râguebi, ténis, críquete, golfe, vela, Fórmula 1, WWA e, claro, futebol".

"Este é um dos vários eventos que nós organizamos e a razão para os fazermos prende-se com a necessidade de tirar as pessoas do seu quotidiano, porque sentimos que é importante criarem laços com pessoas que não conhecem, pensando em novas ideias e partilhando conhecimento", referiu Worrall.

Na unidade hoteleira do concelho de Óbidos que habitualmente recebe a seleção portuguesa, além das palestras, também os jogos de futebol ou golfe com os vários responsáveis surgem no programa do encontro, que termina na terça-feira.

"É muito indesejável fazer-se negócios com quem não se conhece ou com quem se vê pela primeira vez, mas estamos nisto há cinco anos e sabemos que todos os anos, todos os participantes, tiram algo daqui, porque conhecem alguém que potencialmente vai fazer negócios com eles. É por isso que estão aqui, são pessoas ocupadas, que não desperdiçam facilmente o seu tempo, e estão aqui três dias", concluiu Worrall.

Entre os presentes no encontro está o diretor-executivo da Associação das Ligas Europeias de Futebol (EPFL), o português Emanuel Macedo de Medeiros, que elogiou a iniciativa.

"A Leaders Sport Network constitui o interface perfeito entre o mundo do desporto e o mundo dos negócios. É um prazer rever velhos amigos, estabelecer novos contactos e explorar novas oportunidades de negócio. Tudo isto, pela primeira vez, em Portugal", rematou Medeiros.