A Associação das Ligas Europeias de Futebol (EPFL) anunciou hoje a realização da segunda edição do fórum «Futebol Profissional e Responsabilidade Social», dia 27 de novembro em Lisboa, aliando-se mais uma vez a causas solidárias.

«Mais do que nunca, o futebol reconhece as suas responsabilidades numa sociedade que se debate com dificuldades económicas e sociais sem precedentes. Estamos empenhados em mobilizar a força do futebol e toda a sua influência para sensibilizar os decisores políticos e a comunidade internacional», frisa, em comunicado, o diretor executivo da EPFL, Emanuel Macedo de Medeiros.

O evento, sob o lema «Great Football makes Great Things (Grande Futebol faz Grandes Coisas)», é considerado uma grande iniciativa no campo da responsabilidade social e vai contar com a presença dos altos dirigentes dos principais campeonatos europeus, como a Premier League (Inglaterra), Liga Espanhola, Bundesliga (Alemanha) e Liga Italiana, bem com a liga anfitriã, a Liga portuguesa.

«Num momento em que os cidadãos sofrem os efeitos da crise, que se faz sentir por toda a Europa, o futebol está solidário», adiantou o presidente da Liga Portuguesa de clubes, Mário Figueiredo, na mesma missiva conjunta.

Fundações de relevo do futebol europeu como a «Football Foundation» (liga e federação inglesas) e a «More than Football Foundation» (liga e federação holandesas) vão também marcar presença no evento, ao lado de fundações de clubes e jogadores portugueses, como a «Fundação Benfica», «Fundação Sporting», «Fundação Marítimo Centenário» e «Fundação Pauleta».

Durante a sessão, que terá início pelas 09:30 de 27 de novembro, no hotel Pestana Palace, em Lisboa, serão anunciados os resultados mais recentes do programa levado a cabo pela EPFL «Futebol Profissional contra a Fome», em cooperação com a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) e a Comissão Europeia.