O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol divulgou esta quarta-feira o mapa de castigos referentes aos jogos da 9ª jornada da Liga.

Destaque para o incidente entre Lito Vidigal e Naldo, do encontro entre o Arouca e o Paços de Ferreira. A FPF determinou a abertura de um processo disciplinar ao jogador do Sporting, remetendo o caso para a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga, cujo regulamento prevê a suspensão preventiva do jogador.

O defesa brasileiro foi expulso na 10.ª jornada da I Liga por empurrar o treinador do Arouca, Lito Vidigal, e o órgão disciplinar da federação entendeu que há matéria para a abertura de um processo com base no número 1, alínea b do artigo 145.º do Regulamento Disciplinar da Liga, que prevê uma suspensão de dois meses a dois anos para estes casos, embora possa haver atenuantes. O mesmo regulamento, no artigo 37.º, determina que os jogadores ficam automaticamente suspensos preventivamente sempre que são expulsos, mesmo que não haja uma decisão imediata, sendo que a medida provisória não pode exceder os dois jogos.

Já o treinador do Arouca foi condenado a pagar uma multa de 40 euros por ter invadido o relvado e por ter-se envolvido no incidente com Naldo.

O órgão disciplinar da FPF teve muito trabalho já que aplicou mais castigos. O treinador do Paços de Ferreira, Jorge Simão, foi suspenso por 10 dias por causa da sua expulsão na derrota frente ao Moreirense. O fisioterapeuta do Arouca, Diogo Duarte Oliveira, foi suspenso por 20 dias.

O Benfica-Boavista também motivou castigos por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. O diretor geral do futebol do Benfica, Lourenço Coelho, e Fary Faye, dirigente do Boavista estão a contas com processos, na sequência do jogo do passado domingo no Estádio da Luz, diante do Boavista. Em causa está a infração do número 1 do artigo 131, relativo a agressões, que prevê suspensão entre o mínimo de três meses e o máximo de três anos, além de multa.

Idris, do Boavista, e Roniel, do Paços Ferreira, foram suspensos por um jogo. O FC Porto foi multado em 2870 euros na sequência do jogo em casa com o V. Setúbal.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.