O treinador do Boavista admitiu hoje que a visita ao estádio do Desportivo das Aves, na sexta-feira, para a 24.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, é "um jogo difícil e importante" para o seu futuro.

"É mais um jogo difícil como aqueles que temos tido. Se estivéssemos numa posição mais confortável [na tabela classificativa] não estaria aqui a dizer que é um jogo difícil, mas é mais uma final e nós andamos a disputar finais há quatro jornadas, desde que eu cheguei aqui", argumentou Lito Vidigal.

O técnico ainda não perdeu desde que assumiu o comando técnico do Boavista, à 20.ª jornada, tendo somado dez pontos que permitiram ao clube do Bessa afastar-se da zona de despromoção e de competidores diretos na luta pela permanência.

Ainda assim, os ‘axadrezados’ continuam a apenas quatro pontos do 16.º lugar, que é ocupado precisamente pelo Aves e é o primeiro dos que levam à despromoção, sendo esse o motivo pelo qual Lito Vidigal repetiu várias vezes que se trata de um encontro "difícil" e "importante" para as aspirações boavisteiras.

"Por um lado, é desgastante, mas por outro os jogadores também estão mais experimentados a competir desta forma e a jogar este tipo de partidas", entre equipas que se batem por objetivos similares, acrescentou.

O treinador enfatizou que tem procurado transmitir aos jogadores a necessidade de "pensar em ganhar tanto em casa como fora": "Temos de encarar todos os jogos com a intenção de vencer. Para nós, é mais um jogo de paciência e de inteligência, porque temos dois resultados possíveis. O empate ou a vitória servem os nossos intentos", salientou.

Lito Vidigal insistiu que "uma vitória neste jogo é muito importante" e garantiu ser com essa perspetiva que a sua equipa vai encarar esse jogo, "mas com as devidas cautelas e paciência necessárias para este tipo de jogos e percebendo que do lado de lá há um adversário forte".

"Se conseguirmos uma vitória abrimos caminho para atingir os nossos objetivos muito mais depressa e o adversário fica numa situação mais desconfortável", salientou, vaticinando que, "emocionalmente, vai ser um jogo muito carregado".

Lito Vidigal também vincou que o apoio dos adeptos tem sido "uma mais-valia" e referiu que "gostava de os ver outra vez ao lado da equipa”, através de uma presença em massa no próximo jogo, o que, a seu ver, colocaria a equipa "mais perto de vencer".

Boavista já tinha o defesa central francês Sparagna e o guarda-redes brasileiro Helton Leite lesionados e esta semana ficou a saber que o médio brasileiro Rafael Costa sofreu uma lesão muscular do adutor esquerdo durante a partida com o Rio Ave, na ronda anterior, que o deverá manter afastado dos relvados cerca de um mês.

O Desportivo das Aves, 16.º classificado, com 22 pontos, recebe na sexta-feira, às 20:30, o Boavista, 11.º, com 26, no jogo inaugural da 24.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.