O espanhol Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, fez este sábado o encontro com a Académica e queixou-se de más interpretações e dualidade de critérios da parte da comunicação social portuguesa.

Uma pergunta relativa ao facto de o Benfica estar já a uma distância considerável de FC Porto e Sporting na tabela classificativa despoletou as críticas do técnico espanhol, a quem o jornalista em questão perguntou se a luta pelo título continua a ser a três.

"Já dei a minha opinião, mas depois vocês interpretaram-na mal, não sei se por má vontade ou não. O que disse é que é muito importante chegar-se muito bem posicionado aos últimos dez jogos e que aí é que se faz a diferença. Tudo o que eu digo interpreta-se consoante a vontade. Eu disse o que disse, que é o que penso: nos campeonatos é importante estar-se o mais bem posicionado possível, e estar bem nos oito, nove, dez jogos que fazem a diferença. É evidente que é sempre melhor estar à frente do que atrás. Isso é lógico. É lógico", respondeu o técnico em conferência de imprensa.

Questionado sobre uma eventual necessidade de melhorias no FC Porto, que venceu os últimos dois jogos, na Madeira e em Santa Maria da Feira, pela margem mínima, Lopetegui defendeu que as análises da imprensa não são feitas com base nos mesmos critérios para todas as equipas.

"As interpretações do que nós fazemos e do que os outros fazem não são feitas da mesma maneira. Já estou há ano e meio aqui em Portugal. Também eu vejo os jogos, as dificuldades por que os rivais passam para conquistar pontos. Nós fizemos o que tínhamos de fazer e o que temos de continuar a fazer: ganhar jogos. Há sempre coisas a melhorar em todas as equipas, [mas] conseguimos vencer dois jogos na Madeira, o que não é fácil, por muitos motivos. Temos de continuar focados no nosso trabalho, em continuar a melhorar em todos os aspetos", atirou o técnico.

O FC Porto recebe a Académica no domingo, a partir das 20h30, em partida referente à 14ª jornada da Liga.