Sporting e FC Porto discutem este sábado a liderança da I Liga portuguesa de futebol, no 'clássico' da 15.ª jornada que leva os 'dragões' ao Estádio José Alvalade para defender o comando.

As duas equipas chegam a este encontro separadas por um ponto, o FC Porto depois de uma derrota em casa com o Marítimo derrota em casa com o Marítimo, para a Taça da Liga (3-1), e o Sporting após um triunfo caseiro sobre o Paços de Ferreira (3-1), na mesma competição.

O técnico espanhol Julen Lopetegui, contestado por alguns adeptos, chamou 'meia equipa' que tinha sido poupada frente ao Marítimo, mas o médio francês Imbula foi 'riscado' da lista de convocados para Alvalade, onde o FC Porto tenta conservar a invencibilidade no campeonato num campo onde o Sporting apenas concedeu um ponto.

Já o Sporting, cujos convocados serão conhecidos somente hoje, mantém dúvidas sobre a utilização do médio William Carvalho e o avançado costa-riquenho Bryan Ruiz, dois dos jogadores mais influentes da equipa de Jorge Jesus. Os 'leões' tentam retomar as vitórias na Liga e a liderança, depois de terem sofrido a sua primeira derrota no campeonato, no terreno do União da Madeira (1-0).

Antes desta partida, marcada para as 20:45, o Benfica, terceiro classificado, a cinco pontos do FC Porto e a quatro do Sporting, visita o Vitória de Guimarães, no regresso do treinador Rui Vitória à 'casa' onde passou os últimos quatro anos.

No provável retorno de Gaitán à competição, os 'encarnados' poderão capitalizar um resultado favorável em Alvalade, mas em caso de derrota correm o risco de ficar a sete ou oito pontos da liderança, enquanto o Vitória de Guimarães, nono, com 19 pontos, está a dois da zona de acesso à Liga Europa e procura dar continuidade ao processo de recuperação.

A jornada da I Liga disputa-se quase toda no sábado, já que a meio da semana o calendário avança mais uma ronda, e do programa consta também um Vitória de Setúbal-Sporting de Braga. Os sadinos são quintos, com 21 pontos, e os 'arsenalistas' quartos, com 25, sendo claramente as duas equipas que melhor futebol estão a jogar, depois do trio da frente.

Na luta pela fuga à despromoção, as equipas situadas entre o 14.º e o 17.º jogam entre elas. O Boavista (16.º, 10 pontos) recebe o Moreirense (14.º, 14) e a Académica (17.ª, 10 pontos) o União da Madeira (15.º, 14 pontos). Em caso de vitórias caseiras, o último da tabela, o Tondela (cinco pontos), pode ficar praticamente sentenciado, sobretudo se perder no domingo com o Rio Ave (7.º).

Programa da 15.ª jornada:

- Sábado, 2 jan:

Académica - União da Madeira, 16h00

Boavista - Moreirense, 16h00

Nacional - Arouca, 16h00

Marítimo - Estoril-Praia, 16h00

Vitória de Setúbal - Sporting de Braga, 16h15 (Sport TV)

Paços de Ferreira - Belenenses, 18h00

Vitória de Guimarães - Benfica, 18h30 (Sport TV)

Sporting - FC Porto, 20h45 (Sport TV)

- Domingo, 3 jan:

Rio Ave - Tondela, 17h00 (Sport TV)

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.