O FC Porto sofreu hoje a primeira derrota da época, por 2-1, frente ao Lyon, em Genebra, no último teste antes da Supertaça, domingo, frente ao Vitória de Guimarães, em Aveiro.

O ex-portista Lisandro López (08 minutos) inaugurou o marcador, mas Ruben Micael empatou aos 11. Os “dragões” foram claramente melhores ao longo da partida, mas foi Michel Bastos (81) a decidir, dando aos gauleses o primeiro triunfo nesta pré-época.

Enquanto teve em campo a equipa inicial, o campeão português dominou à vontade o terceiro classificado do campeonato francês, que contou ainda com o ex-portista Cissokho, revelando já razoáveis automatismos, mas falhando na finalização.

No segundo tempo, os lusos baixaram claramente de produção, “desaparecendo” quando o técnico Vítor Pereira prescindiu de ter um ponta de lança.

Ainda sem os “titulares” Falcao, Guarin e Álvaro Pereira, bem como Cristián Rodriguez, que estiveram na Copa América, o FC Porto também não contou com James Rodriguez e os reforços Juan Iturbe, Alex Sandro e Danilo, todos a disputar o Mundial sub-20.

Os campeões nacionais assumiram a iniciativa desde o apito inicial, mas, na única subida à área portista na primeira meia hora, o Lyon marcou: Lisandro López (08) teve espaço à entrada da área e disparou sem defesa (0-1).

A reação dos “dragões” foi imediata, com Kléber (11) a fazer de extremo e cruzar para o remate vitorioso de Ruben Micael (antes rematou a rasar o poste), que ainda desviou num contrário (1-1).

A equipa de Vítor Pereira pressionava no ataque e não permitia ao Lyon chegar perto da sua área: Hulk, sempre em destaque, Kléber e Varela criavam sucessivas situações de apuro e só aos 32 houve respostra, com Gomis a ameaçar, quando, liberto, cabeceou ao lado.

Até ao intervalo, Sapunaru (37) falhou uma bicicleta na pequena área e Hulk a emenda subsequente, depois o brasileiro trocou as voltas a Cissokho e obrigou o guarda-redes a ceder canto e, finalmente, foi Fucile a recuperar uma bola no ataque e, à entrada da área, disparar à base do poste direito.

Aos 66 minutos, Djalma roubou uma bola e correu até chutar com perigo: no lance imediato, em contra-ataque, Varela não viu o angolano liberto e atirou à meia volta, permitindo a Vercountre bilhar novamente.

O FC Porto procedeu então a um conjunto de substituições – a saída de Kléber deixou a equipa órfã de uma referencia na área - e o conjunto perdeu consistência, inclusivamente defensiva, da qual resultou o segundo golo dos gauleses, que pouco fizeram para tal sorte.

Cissokho (81) cruzou na esquerda, Maicon falhou o corte, a bola bateu em Fernando e foi para a baliza, caindo na zona de Michel Bastos que atirou a contar (1-2).

Jogo no Estádio de Genebra.
FC Porto – Lyon, 1-2.
Ao intervalo: 1-1
Marcadores:
0-1, Lisandro López, 08 minutos.
1-1, Ruben Micael, 11.
1-2, Michel Bastos, 81.

Equipas:
- FC Porto: Helton, Sapunaru (Sereno, 77), Rolando, Otamendi (Maicon, 77), Fucile, Souza (Fernando, 63), João Moutinho (Castro, 77), Rúben Micael (Belluschi, 63), Varela (Christian Atsu, 77), Hulk e Kléber (Djalma, 65).
(Suplentes: Beto, Maicon, Sereno, Fernando, Castro, Belluschi, Christian Atsu e Djalma).
- Lyon: Vercountre, Réveillère, Cris, Lovren, Cissokho, Gonalons (Koné, 78), Källström, Michel Bastos, Briand (Pied, 84), Gomis (Belfodil, 71) e Lisandro López.
(Suplentes: Anthony Lopes, Mensah, Gassama, Chavalerin, Koné, Pied e Belfodil).

Assistência: cerca de 15.000 espectadores.