Mangala foi o escolhido para um inquérito feito por Josuha Guilavogui para o diário L'Équipe. O central do FC Porto falou da sua admiração por outros dois jogadores que atuam na sua posição.

"Qual é o defesa que me inspira mais? Há dois: Thiago Silva e Sergio Ramos. Considero o primeiro o melhor no seu posto e Ramos é um bom complemento. Gosto da sua agressividade e liderança. Embora sem, forçosamente, os copiar, há sempre uma tendência para fazer comparações e claro que analiso a forma como jogam e defendem em determinado tipo de situações, procurando fazer como eles...",  comentou o defesa central francês .

Quando era jovem, Mangala era ponta-de-lança. Mas teve de recuar no terreno por não ter tanta técnica.

"Como eu era de grande estatura, enviam-me as bolas para eu desviar de cabeça, funcionando como avançado pivô. Isso só aconteceu até aos 17 anos, porque era necessário um bom nível técnico para essa posição e eu não tinha...", confessou o defesa francês, adepto confesso do avançado uruguaio Luis Suárez, do Liverpool.

"Está a um nível superior, pela sua capacidade de passar pelos adversários, as suas mudanças bruscas, os seus dribles, tem técnica e é rápido. Não foi por acaso que foi considerado o melhor jogador da Liga Inglesa", sublinhou.

Num tom de pergunta-resposta, com muita boa disposição pelo meio, Mangala confessou que gostaria de vencer a Copa do Mundo. E prometeu pagar as férias a Guilavogui se levantar o troféu no Brasil.