O clássico desta sexta-feira entre FC Porto e Benfica é o ‘prato forte' desta 13ª jornada da I Liga de futebol e o treinador Manuel Cajuda admite que o duelo pode ter "importância inesgotável" para as contas do campeonato.

Em entrevista à Lusa, o experiente técnico sublinha o contraste entre um "FC Porto que tem encantado" e um "Benfica em turbulência", mas considera que o contexto específico de um clássico abre portas a um maior equilíbrio, ainda que com "ligeiro favoritismo" para os ‘dragões' de Sérgio Conceição.

"É um Porto ressuscitado e o mérito vai para o seu máximo expoente, o Sérgio Conceição. Com os mesmos jogadores está a fazer um campeonato notável", refere, acentuando de seguida a recuperação do rival ‘encarnado': "Em poucos dias viu recuperar pontos ao primeiro lugar e isso é aliciante e motivador".

Na jornada anterior o FC Porto não foi além de um empate (1-1) em casa do Desportivo das Aves, enquanto o Benfica conseguiu uma moralizadora goleada (6-0) sobre o Vitória de Setúbal. Confrontado com a influência que estes diferentes desfechos podem ter no jogo no Estádio do Dragão, o técnico, de 66 anos, prefere relativizar o impacto.

"Em relação ao FC Porto, não me parece que possa afetar um milímetro a sua conduta. É como uma nuvem de chuva que passou no meio da seca. Em relação ao Benfica, sim. É um resultado seguramente motivador e desejável. Foi uma vacina importante para aquilo que se perspetivava como um futuro desastroso do Benfica", referiu.

A correr por fora neste clássico está o Sporting, atual segundo classificado, com 30 pontos, menos dois do que o líder FC Porto (32) e mais um do que o terceiro, o Benfica (29). Para Manuel Cajuda, os ‘leões', além de serem a equipa que, no seu entender, joga o melhor futebol da Liga, podem também sair desta ronda como os grandes vencedores.

"A questão do Sporting é que não está nesta guerra, está a correr por fora. Pode ver o jogo tranquilo no sofá, porque, desde que ganhe o seu jogo [contra o Belenenses], qualquer resultado é bom. Não tem de se meter nesta guerra", explica.

A disputa do clássico a poucos dias da última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões é um fator a ter em conta, uma vez que os ‘dragões' estão bem lançados para seguir para os ‘oitavos', mas o Benfica já sabe que está eliminado. Porém, o antigo treinador de Vitória de Guimarães, Braga ou Marítimo, entre outros, garante que todas as atenções estarão neste jogo.

"Não me parece que uma destas equipas queira abdicar do primeiro lugar para ser campeão europeu, porque isso parece-me que não vai acontecer", finaliza.

O desafio da 13.ª jornada da I Liga entre FC Porto, primeiro classificado, com 32 pontos, e Benfica, terceiro, com 29, está marcado para sexta-feira, às 20:30, no Estádio do Dragão, num jogo para o qual ainda não é conhecido o nome do árbitro.