Manuel Machado considerou que o empate 1-1 na recepção ao Vitória de Setúbal, na última jornada, não afectou o balneário do Vitória de Guimarães, que espera «um Portimonense mais difícil» do que nos embates com o Nacional (1-1, na 22.ª ronda) e com o Benfica, na Luz (também 1-1, no domingo passado).

«[O Portimonense] É uma equipa muito mal posicionada em termos de classificação. Começou a temporada com muitas dificuldades. Teve, entretanto, uma mudança no comando técnico e demorou algum tempo a reflectir novos processos. Mas o que temos vindo a acompanhar, nomeadamente os jogos com o Nacional e o Benfica, denuncia uma maior qualidade de jogo e maior eficácia», afirmou.

Manuel Machado salientou ainda que «como o campeonato se aproxima do fim, as equipas que estão nos últimos lugares terão de fazer um maior aproveitamento».

Na primeira volta do campeonato, o Vitória de Guimarães levou de vencida o Portimonense (2-0, na nona jornada) e Manuel Machado acredita que terá êxito, recusando «qualquer poupança de jogadores», uma vez que, sublinhou, a equipa está focalizada no campeonato.

Ainda sobre a gestão do plantel, o responsável técnico do Vitória de Guimarães recusou também que a equipa esteja a pensar no jogo com a Académica, da 25.ª jornada.

«Em circunstância nenhuma se joga com dois adversários em simultâneo. A concentração é sempre no momento competitivo seguinte. Não há razões para desviar a nossa atenção. Depois de consumado esse jogo em Portimão teremos 10 dias para pensar no seguinte», disse, acrescentando: «O que nos ocupa a mente é fazer três pontos em Portimão».

Remetendo para a condição de suplente de Edgar, Manuel Machado assume um novo modelo táctico, com o propósito «de criar uma frente diferente».

«O modelo táctico é diferente e procuramos jogadores com o perfil mais adequado para o modelo que possamos utilizar. Já utilizámos dois modelos e podemos utilizar um deles em qualquer momento, porque os jogadores já os conhecem. São dois caminhos que podem ser utilizados em qualquer momento», realçou.

O jogo Portimonense-Vitória de Guimarães está marcado para as 20h15 de sexta-feira e será dirigido pelo lisboeta Pedro Proença.