Um golo do argelino Hamzaoui, aos 49 minutos, colocou os insulares na frente do marcador, mas o avançado brasileiro Soares fez esquecer o maliano Marega, expulso aos 25 minutos, e anotou os tentos da reviravolta, aos 75 e 90, este de grande penalidade.

"Fizemos uma positiva gestão desde o início do jogo. As coisas correram e podiam ter corrido melhor mas tivemos um golo limpo que foi invalidado. Com o 2-0 o jogo estaria resolvido. Mas o 1-0 é tangencial e para uma equipa que não vive com o melhor equilíbrio emocional por força da classificação pode ser decisivo. (…) A nossa falta de estabilidade e juventude levou-nos a cometer erros primários e o árbitro auxiliar, o mesmo que não tinha valido o golo limpo de Rui Correia, assinalou aquele penalty. Assim ficam três pontos em Guimarães que podiam ir connosco", começou por dizer Manuel Machado em declarações à Sport TV.

O triunfo permite aos vitorianos chegar ao terceiro posto com 20 pontos, os mesmos que o FC Porto (segundo) e que o Sporting de Braga (quarto), enquanto o Nacional é 15.º com oito.

"Não vivemos o mesmo ciclo bom do Vitória e sofremos pelos erros que cometemos. Não pontuar não ajuda a melhorar a situação. Tivemos todas as condições para pontuar mas houve um conjunto de fatores que nos penalizaram", sentenciou o técnico da formação insular.