O treinador do Vitória de Guimarães quer dar sequência aos últimos resultados positivos da equipa e vencer em Vila do Conde o Rio Ave, no sábado, na 17.ª jornada da Liga de futebol.

«A ideia é sempre dar sequência aos resultados positivos. No nosso espírito não está outra coisa que não prolongar este ciclo e isso obriga-nos a ganhar o próximo jogo em Vila do Conde», frisou Manuel Machado na conferência de imprensa de antevisão da partida com os vilacondenses.

Sobre o Rio Ave, destacou a «solidez defensiva», os extremos «muito possantes» e João Tomás, «a referência na área, onde é muito eficaz no jogo aéreo».

O técnico manifestou-se ainda satisfeito com a resposta da equipa aos «problemas técnicos e mentais» identificados após as quatro jornadas seguidas sem vencer no campeonato, ao que se somou a derrota com o Sporting de Braga, na Taça da Liga.

Entretanto, o Vitória de Guimarães venceu o Olhanense na última jornada da Liga (1-0) e, na quarta-feira, bateu o Arouca (1-0), para a Taça da Liga, o que deixou Manuel Machado contente, mas ainda cauteloso.

«Havia um conjunto de factores que era um obstáculo, acrescido da pressão por um ciclo menos bom e isso, de alguma forma, está ultrapassado. O jogo com o Olhanense não foi um grande espectáculo, mas foi contornado com muita inteligência e ontem [quarta-feira, ante o Arouca], apesar da grande transformação na equipa, conseguiu-se o essencial e continuamos na luta» na Taça da Liga.

Apesar de tudo, o técnico mostra-se prudente: «Veremos o que acontece agora, porque vêm aí momentos de algum frisson. O jogo com o Rio Ave e com o Merelinense, para a Taça de Portugal», competição em que os vitorianos querem chegar até à final.

«Depositamos muita esperança e estamos com muito empenho na Taça de Portugal. Esperamos poder chegar até ao Jamor, onde o clube já não vai há muitos anos», sublinhou.

O técnico lembrou ainda que o Vitória de Guimarães vai concluir em 02 de Fevereiro um ciclo de um mês com oito jogos, nas três competições nacionais, pelo que é «obrigatório» gerir os recursos e, no sábado, essa situação «possivelmente poderá repetir-se».

O jogo entre Rio Ave, 14.º com 14 pontos, e Vitória de Guimarães, quarto com 25, terá lugar no Estádio do Rio Ave, em Vila do Conde, às 17:00 de sábado, e será arbitrado por Bruno Paixão, de Setúbal.