O treinador do Vitória de Guimarães quer ganhar terreno aos seus mais directos adversários na 20.ª jornada da Liga de futebol, mas para isso tem que vencer no terreno da União de Leiria, sexta-feira.

Os minhotos são quartos classificados, com 29 pontos, mais um do que o adversário, e por isso Manuel Machado não quer tropeçar diante da União de Leiria, ainda que não considere que isso seja «trágico» para as ambições da equipa, como Renan defendeu terça-feira.

«Trágico não será, mas também não será um avanço se as coisas correrem menos bem. Podemos perder um lugar, temos de saber conviver com isso, mas não queremos. Por isso, queremos ganhar e ponto final. Queremos ficar com uma almofada maior para a União de Leria», notou.

Machado lembrou ainda que o Nacional, nono classificado, mas a apenas três pontos do Vitória, também já jogou esta jornada (perdeu com o FC Porto) e há um Sporting de Braga–Paços de Ferreira, o primeiro «a correr de foram assumida à Europa e o outro à boca pequena».

O treinador incluiu ainda nos jogos em que o Vitória de Guimarães pode «ganhar» pontos o ‘derby’ Sporting–Benfica de segunda-feira, considerando que os ‘encarnados’ são favoritos diante dos ‘leões’, terceiros, com 33 pontos, mesmo a jogar em Alvalade.

«Quem sair desta jornada com três pontos pode sair desta jornada com uma aproximação ao terceiro lugar. É um jogo difícil, mas o Benfica não vai querer perder mais pontos para o líder e, no seu momento actual de forma e a correr dentro da normalidade, tem algum favoritismo», disse.

Sobre a saída do defesa central Ricardo, transferido esta semana para a China, defendeu que é natural e que só o tempo poderá dizer se a equipa fica ou não mais frágil.

«O Ricardo vinha sendo utilizado de forma quase permanente e deu um contributo bastante positivo, mas não saiu a troco de nada. Há sempre que equacionar as vantagens no plano financeiro com eventuais prejuízos desportivos, mas há jogadores capazes de dar resposta tão boa como o Ricardo deu», disse.

A equipa volta a treinar quinta-feira de manhã e só depois será conhecida a lista de convocados de Manuel Machado.