O plantel do Olhanense foi hoje apresentado oficialmente, ainda incompleto, começando a preparar na segunda-feira uma época em que o objetivo passa por comemorar o centenário do clube com a manutenção na Liga de futebol.

«O discurso para este ano é idêntico ao da época passada: queremos alcançar a manutenção, melhorando a classificação anterior [11.º]. Obviamente, o facto de o emblema comemorar 100 anos de vida em Abril de 2012 dá uma responsabilidade acrescida ao grupo para atingir esse objectivo», disse o presidente do Olhanense, Isidoro Sousa, durante a apresentação oficial do plantel, realizado numa unidade hoteleira de Olhão.

Também o técnico, Daúto Faquirá, que vai cumprir a segunda época no clube, partilhou as palavras do dirigente: «Com trabalho e dedicação, vamos honrar a história e tradição neste clube, comemorando o centenário, uma marca importante, com o cumprimento dos nossos objectivos», assegurou.

Isidoro Sousa lamentou que, num «período de grandes dificuldades económicas», o Turismo do Algarve tenha retirado o seu apoio financeiro ao clube.

«Somos um veículo forte de promoção da região, a nível nacional e mundial, e esta é uma grande perda para nós», frisou o responsável, confirmando um orçamento na ordem dos 1,4 milhões de euros.

O clube apresentou um plantel de 24 jogadores, ainda provisório, pois integra elementos que estiveram emprestados na época passada e que não devem permanecer esta temporada e três juniores, que só serão opção para a equipa sénior quando o técnico assim o entender.

Para já, o conjunto conta com seis caras novas: o guarda-redes Fabiano Freitas, os defesas Pereirinha e Vítor Vinha, o médio Cauê e os avançados Ivanildo e Wilson Eduardo.

Durante a próxima semana, devem chegar mais reforços aos algarvios, entre os quais o médio Fernando Alexandre, cujo processo de desvinculação do Sporting de Braga ainda não está concluído, e dois jogadores sul-americanos.

Estão previstos jogos de treino com Crawley Town (11 de julho, Maragota), Portimonense (16 de julho, a confirmar), Belenenses (20 de julho, Estádio do Restelo), Brighton (23 de Julho, Olhão) e Vitória de Setúbal (30 de Julho, Olhão), assim como a presença no Torneio AF Algarve (6 e 7 de Agosto).