O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) prometeu hoje dar um novo impulso ao "turismo desportivo" no norte de Portugal, criando condições para levar mais facilmente os visitantes estrangeiros e emigrantes aos estádios.

Após à assinatura de um protocolo com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, na BTL, em Lisboa, Mário Figueiredo chegou mesmo a classificar de "apontamento histórico" o trabalho que irá ser realizado para "dar mais um motivo de entretenimento" aos turistas e contribuir para encher os estádios em Portugal.

"O Turismo Desportivo é uma realidade já muito forte em algumas ligas, como a inglesa - muita gente da escandinávia procura o Reino Unido para ver jogos de futebol - e nós temos uma Liga muito competitiva, ocupamos o quinto lugar da UEFA", realçou Mário Figueiredo, que pretende que "os milhares, ou mesmo milhões, de turistas que chegam todos os anos ao aeroporto Francisco Sá Carneiro possam também assistir aos jogos de futebol".

O presidente da LPFP recordou que Portugal tem todos os ingredientes para impulsionar o turismo desportivo, porque conta com alguns "dos melhores estádios do Mundo e jogadores de futebol de altíssima qualidade".

"A nossa ideia é criar um novo produto turístico - o Turismo Desportivo - e trabalhar para que a parceria se possa estender a outras entidades regionais de turismo", porque Portugal tem futebol profissional "de Faro até Chaves, de Viseu e Tondela até a Ponta Delgada e ao Funchal".

Mário Figueiredo manifestou ainda a convicção de que a ideia da Liga e do Turismo do Porto e Norte "vai trilhar e fazer carreira" e, dentro em breve, os emigrantes portugueses e os turistas já poderão comprar os bilhetes nas companhias aéreas de baixo custo para assitir a jogos de futebol em Portugal.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Mélchior Moreira, admitiu que poderão ser lançados pacotes para a promoção dos jogos de futebol nacionais nos mercados internacionais.

"O futebol é uma festa", acentuou Mélchior Moreira, reconhecendo também a possibilidade da venda de bilhetes para as partidas de futebol nas lojas das regiões de turismo.