Declarações de Mário Silva, treinador do Santa Clara, e Boateng, defesa dos açorianos à BTV, após a derrota com o Benfica.

Era possível vencer o Benfica na Luz? "Temos sempre o objetivo de vencer, a nossa equipa não se remeteu ao processo defensivo. Sabíamos que ia ser difícil, apesar dos resultados menos consistentes do Benfica. É muito difícil, no processo ofensivo, ser superior ao Benfica na Luz. Tínhamos de ser muito fortes para igualar. Tudo fizemos para conseguir os três pontos. Infelizmente, não conseguimos. Sei que a nossa vida depende dos resultados, sobretudo a dos treinadores, mas a personalidade que a minha equipa teve, merece o meu elogio e o meu aplauso. Fomos ambiciosos e chegámos ao golo. Não me lembro de um remate enquadrado do Benfica na primeira parte. A lesão obrigou-nos a alterar a estratégia. No espaço de poucos minutos sofremos o penálti e o segundo golo."

Derrota após série boa: "Vínhamos de uma série positiva. Tivemos este revés, num campo difícil, frente a um adversário motivado pelo clássico. A equipa teve personalidade e tentou jogar, o Benfica foi pressionante e nem sempre tivemos aquilo que desejávamos no momento do ganho, para conseguir surpreender mais vezes. Fica à vista o trabalho que está a ser desenvolvido. Os jogadores deram tudo, e por isso estamos tristes, mas satisfeitos com os jogadores."

Influência de Darwin no jogo: "Não preparámos a equipa a pensar em apenas um jogador. O Darwin faz parte do coletivo. Teve a felicidade de fazer dois golos. Tem a qualidade que todos conhecemos e identificámos, mas não olhámos para o jogo dessa forma. O Benfica é uma equipa poderosa na frente, sabíamos que estava com o melhor ataque do campeonato e que ia ser difícil, mas não olhámos individualmente."

Lesão de Mohebi prejudicou estratégia? "Tivemos esse revés na nossa estratégia. Nunca me ouviram queixar das ausências. Temos um plantel com gente capaz, que necessita de oportunidades. Não tivemos jogadores importantes, mas não são insubstituíveis. Claro que todos os treinadores querem todos os jogadores disponíveis. Sinto que a equipa está competitiva, com qualidade, com os jogadores a sobressair individualmente, dentro do coletivo."

Preparou equipa para momento menos bom do Benfica? "Preparámos a equipa do ponto de vista emocional, em prol dos jogadores. Sabíamos que o Benfica vinha de uma vitória e de uma exibição positiva em Tondela. E sabemos que os clubes grandes têm sempre poder e qualidade individual e coletiva, independentemente dos momentos. Sabíamos que, no Estádio da Luz, se as coisas não corressem bem, iria existir contestação. Nunca nos passou pela cabeça transmitir isto aos jogadores, mas motivá-los de acordo com os nossos objetivos, e a motivação extra de jogar na Luz."

Surpreendido com entradas de Yaremchuk e Taarabt no Benfica? "Estávamos preparados para todos os cenários. Era normal que o Benfica, em desvantagem, quisesse apostar em termos ofensivos, com outras unidades, e deslocou o Darwin para a esquerda. Conheço o Darwin e sei que é preciso tanto a 9 como no papel de 11. Mas estávamos preparados. Tentámos continuar com a estratégia que tínhamos. Por vezes é preciso fazer um ajuste ou outro, mas não foram só as mexidas. Mas não fomos surpreendidos."

Boateng

Análise ao jogo: "Entrámos bem, controlámos o jogo e conseguimos ir para o intervalo em vantagem mas no segundo tempo sofremos dois golos. Perdemos mas demos o nosso melhor e mostrámos a boa personalidade do Santa Clara. Acho que toda a equipa fez o que sabe. Todos deram 100% dentro de campo. Não era o resultado que queríamos, mas temos de sair orgulhosos com o que fizemos. Estivemos muito bem"

O Benfica venceu este sábado em casa o Santa Clara por 2-1, numa reviravolta assinada por um ‘bis’ do uruguaio Darwin Núñez, e aproximou-se do segundo lugar da I Liga portuguesa de futebol, em encontro da 22.ª jornada.

A formação açoriana chegou ao intervalo em vantagem, com um golo do iraniano Mohebi, aos 20 minutos, mas, na segunda parte, o melhor marcador do campeonato, agora com 18 golos, deu o triunfo aos ‘encarnados’, com tentos aos 60, de penálti, e 62.

Na classificação, o Benfica, terceiro colocado, passou a somar 50 pontos, ficando a 10 do FC Porto e quatro do Sporting, que empataram na sexta-feira no Dragão (2-2), enquanto o Santa Clara, que não perdia há cinco jogos, manteve-se com 24, em 10.º.