Marítimo e Sporting de Braga, respetivamente quinto e terceiro classificados, defrontam-se hoje na Madeira para se reaproximarem de Sporting e FC Porto, no encerramento da 17.ª ronda da Liga de futebol.

Domingo, o campeão sofreu a sua primeira derrota no campeonato, após 56 jogos, ao baquear na visita ao nono posicionado, Gil Vicente (3-1), e o líder, Benfica, ficou agora com cinco pontos de vantagem sobre os “dragões”, após ter ganho a visita ao Feirense (2-1).

O Sporting de Braga, cuja grande novidade nos convocados é Ukra, mais de oito meses depois de se ter lesionado, chega ao Funchal com a hipótese de ficar a três pontos dos portistas, além de manter o Sporting cinco pontos atrás de si.

Os “leões” garantiram domingo a sua primeira vitória em 2012, batendo em casa o Beira-Mar, por 2-0, mas poderão também ver o Marítimo igualar os seus 32 pontos, caso os insulares vençam os “arsenalistas”.

Frente ao Sporting de Braga, os “verde-rubros” não podem contar com o suspenso Roberge nem com os lesionados Olberdam e Reben Ferreira.

Programa e resultados da 17.ª jornada:

Sexta-feira:
Vitória de Guimarães – Nacional, 1-0.

Sábado:
Rio Ave – Académica de Coimbra, 0-0.
Feirense – Benfica, 1-2.

Domingo:
União de Leiria – Paços de Ferreira, 2-4.
Vitória de Setúbal – Olhanense, 2-3.
Sporting – Beira-Mar, 2-0.
Gil Vicente – FC Porto, 3-1.

Hoje:
Marítimo – Sporting de Braga, 20:15 (Sport TV1).