Jonas está a encantar o universo benfiquista. O avançado que chegou já com a época em andamento é o melhor marcador “encarnado” em todas as competições. Os números de Jonas esta época impressionam qualquer um. O brasileiro tem melhor média de golos por jogo do que Jackson Martinez, por exemplo, e até bate o trio do Valencia constituído por Rodrigo, Paco Alcácer e Negredo que, juntos, apontaram apenas 18 golos.

O avançado já apontou 22 golos em 27 jogos, o que dá uma média de 0,81 por encontro, números que nunca foram alcançados pelo internacional brasileiro ao longo da sua carreira. Quando chegou a Valencia, em 2010/11, apontou apenas três golos em 14 participações, sendo que a sua melhor época no Mestalla foi em 2012/13 onde apontou 19 tentos em 49 partidas, numa média de 0,38 golos por jogo.

Mas foi no Brasil que “o detonador” apurou a sua relação com a baliza. Na época de estreia no Campeonato brasileiro, ao serviço do Guarani apontou 12 golos em 26 jogos.

Mesmo assim ainda conseguiu melhorar a sua média em Porto Alegre, com a camisola do Grémio, onde esteve mais próximo da média que alcançou na Luz: foi em 2010 que marcou 42 jogos em 65 jogos, o que dá 0,64 golos por partida. Desses golos, 23 foram no Brasileirão onde foi o melhor marcador à frente de Neymar, que começava a despontar no Santos e que obteve 17 tentos.

No ano de 2015, só os “monstros” Messi e Ronaldo mais um “endiabrado” Harry Kane, batem os números do número 17 do Benfica.

Quem diria que Jonas já foi apelidado de “pior avançado do mundo” por um jornal espanhol, quando em 2009, numa partida da Taça Libertadores entre Grémio e Boyacá, falhou um golo incrível de baliza aberta.