O Moreirense recebe esta jornada o Benfica em Moreira de Cónegos à procura da terceira vitória consecutiva da época depois de um arranque no campeonato com poucos pontos somados. À 10ª jornada, Manuel Machado acabou por ser despedido do comando técnico após uma derrota no Restelo por 3-0, sendo contratado para o seu lugar Sérgio Vieira.

Mesmo com a chegada de um novo treinador, o Moreirense teve algumas dificuldades em inverter a espiral negativa de resultados, mas o regresso aos triunfos diante do Vitória de Guimarães no último jogo de 2017 deu moral à formação de Moreira de Cónegos, que somou o segundo triunfo consecutivo no campeonato no início de 2018 com a vitória no terreno do Desportivo das Aves por 2-1.

Atualmente no 14º lugar do campeonato, o Moreirense conseguiu nos últimos jogos sair da zona de despromoção depois de uma série de jogos sem conseguir vencer. Nas últimas duas jornadas, a formação comandada por Sérgio Vieira conseguiu somar seis pontos e desta forma subiu até ao 14º lugar com 14 pontos.

No primeiro jogo do campeonato, Manuel Machado apresentou uma equipa no Estádio do Bonfim a jogar em 4x4x2 com Jhonatan Luiz na baliza, Koffi Kouao a defesa direito, André Micael e Mohamed Aberhoun a defesas centrais, Rúben Lima a defesa esquerdo, Alfa Semedo a extremo direito, Rafael Costa e Bruno Ramires no meio-campo, Arsénio no lado esquerdo do ataque, e com Emmanuel Boateng, e Ença Fati a avançados. O jogo terminou empatado 1-1.

Seguiu-se a receção ao Feirense e em casa, o Moreirense não foi além de um empate a 0-0 com Manuel Machado a apostar numa equipa em 4x3x3 constituída por : Jhonantan Luiz, Pierre Sagna, André Micael, Mohamed Aberhoun, Rúben Lima, Alfa Semedo, Rafael Costa, Bruno Ramires, Arsénio Nunes, Emmanuel Boateng e Jhonder Cádiz.

Na deslocação ao Estádio do Dragão a contar para a 3ª jornada, Manuel Machado manteve a mesma estrutura, mas lançou na equipa titular Ernest Ohemeng e Ronaldo Peña. No entanto, o FC Porto acabaria por infligir a primeira derrota da época ao Moreirense com Aboubakar em grande destaque.

Depois de somar a primeira derrota para o campeonato, o Moreirense recebeu em casa o Tondela, mas acabou por perder novamente por números expressivos (3-0) e num jogo marcado pela expulsão de André Micael.

Apesar do mau resultado, o Moreirense acabaria por somar a primeira vitória da época na jornada seguinte com um triunfo diante do Estoril-Praia por 2-0. A formação comandada por Manuel Machado apresentou-se em 4x3x3 na Amoreira e garantiu o triunfo através dos golos de Zizo e Mohamed Aberhoun.

Após a primeira vitória da temporada, Manuel Machado apresentou um novo modelo de jogo na deslocação a Chaves, mas o 4x2x3x1 não surtiu o efeito esperado a formação transmontana acabaria por triunfar por 3-0. Nessa equipa jogaram pelo Moreirense de início: Jhonatan Luiz, Pierre Sagna, Iago Santos, Mohamed Aberhoun, Rúben Lima, Alfa Semedo, Zizo, Bruno Ramires, Arsénio Nunes, Jhonder Cádiz, Tozé.

À sétima jornada, Manuel Machado manteve o 4x2x31 para a receção ao Sporting e a equipa de Jorge Jesus sentiu muitas dificuldades para segurar um ponto, tendo o jogo terminado empatado a 1-1. Nesse jogo jogaram de início: Jhonatan Luiz, Koffi Kouao, Iago Santos, Mohamed Aberhoun, Rúben Lima, Alfa Semedo, Rafael Costa, Ângelo Neto, Zizo, Ronaldo Peña, Tozé.

Nas três jornadas seguintes, o Moreirense somou três derrotas consecutivas frente a Paços de Ferreira (3-2), SC Braga (1-0) e Belenenses (3-0) e Manuel Machado acabou por abandonar o comando técnico da equipa de Moreira de Cónegos.

Com a chegada de Sérgio Vieira para o cargo de treinador, o Moreirense empatou na estreia do técnico frente ao Portimonense a 1-1. O novo treinador manteve o 4x3x3 de Manuel Machado e apostou em Jhonatan Luiz, Pierre Sagna, Iago Santos, Mohamed Aberhoun, Rúben Lima, Rafael Costa, Ângelo Neto, Bruno Ramires, Zizo, Jhonder Cádiz e Tozé na sua primeira equipa titular.

Sem grande margem para erro após o empate diante do Portimonense, o Moreirense viu-se na zona de descida com poucos pontos e uma deslocação ao Bessa para defrontar o Boavista. Sérgio Vieira apostou no 4x2x3x1 para defrontar os boavisteiros, mas um golo solitário acabou por ditar nova derrota.

À 13ª jornada, Moreirense e Marítimo dividiram pontos num empate a 1-1 em que Sérgio Vieira manteve o 4x2x3x1 numa equipa titular constituída por: Jhonatan Luiz, Pierre Sagna, Mohamed Aberhoun, Hichem Belkaroui, Rúben Lima, Alfa Semedo, Ângelo Neto, Alan Schons, Zizo, Ronaldo Peña e Tozé.

A precisar urgentemente de pontos, o Moreirense voltaria a somar mais uma derrota na deslocação a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave. A formação vilacondense venceu por 2-1 e acentuou a crise da formação de Moreira de Cónegos, que nesse jogo voltou a apresentar-se em 4x3x3 com os titulares: Jhonatan Luiz, Koffi Kouao, Iago Santos, Mohamed Aberhoun, Rúben Lima, Alfa Semedo, Ângelo Neto, Alan Schons, Zizo, Ronaldo Peña e Tozé.

No último jogo de 2017, o Moreirense recebeu e venceu o Vitória de Guimarães por 2-1 num dérbi minhoto muito emotivo e que permitiu à equipa de Sérvio Vieira ganhar algum 'oxigénio' na luta pela manutenção. Na 15ª jornada, o Moreirense apresentou-se em 4x3x3 com os titulares: Jhonantan Luiz, Pierre Sagna, Mohamed Aberhoun, Hichem Belkaroui, Rúben Lima, Alfa Semedo, Ângelo Nto, Alan Schons, Arsénio Nunes, Jhonder Cádiz, Bilel Aouacheria.

Na 16ª jornada, o Moreirense manteve o registo vencedor com a primeira vitória de 2018 com um triunfo sobre o Desportivo das Aves por 2-1, num jogo que marcou o regresso ao 4x2x3x1 com  Jhonantan Luiz, Pierre Sagna, André Micael, Hichem Belkaroui, Rúben Lima, Alfa Semedo, Ângelo Neto, Alan Schons, Jhonder Cádiz, Bilel Aouacheria.

No próximo jogo, a equipa de Sérvio Vieira recebe o Benfica e procura a terceira vitória consecutiva da época frente a um adversário que nunca perdeu nas deslocações a Moreira de Cónegos em jogos a contar para o campeonato.

Em sete jogos disputados em Moreira de Cónegos para o campeonato nacional diante do Benfica, o Moreirense nunca pontuou frente aos encarnados e sofreu um total de 19 golos, marcando apenas 6.

Depois do jogo com o Benfica, o Moreirense vai defrontar o FC Porto para a Taça de Portugal onde apenas encontrou os 'dragões' na época 2010/2011 e acabou por perder por 1-0.