O treinador do Chelsea, José Mourinho, falou do rumo que o campeonato português está a levar esta época, e no dia em que se sagrou campeão em Inglaterra o 'Special One' não se importou de analisar o que se passa no futebol nacional.

"Se o treinador escolheu um plantel, se o clube acreditou nele, se houve coisas que correram bem e outras menos bem, por que não dar-lhe a possibilidade de fazer uma segunda época, em que poderá ser melhor?", começou por dizer José Mourinho à CMTV sobre continuidade de Julen Lopetegui no FC Porto caso não consiga qualquer título esta temporada.

"A estabilidade dá aos clubes melhores condições para serem mais fortes", acrescentou o técnico português e deu como exemplo recente o Benfica de Jorge Jesus.

"A estabilidade que, por exemplo, um grande presidente como o senhor Luís Filipe Vieira soube dar ao treinador do Benfica depois de uma época em que perdeu tudo. O treinador do Benfica não estaria agora a ser campeão, se, seguindo essa mesma filosofia, tivesse despedido o treinador quando perdeu todos os títulos nos últimos jogos. Se calhar, o grande vencedor deste Benfica é o presidente por ter dado essa estabilidade", frisou o técnico português.

"Conhecendo bem o senhor Pinto da Costa, que já mudou de treinadores mas sempre com a convicção de que estava a fazer o melhor para o clube, se ele pensa que o melhor, neste momento, é manter o atual treinador, porque não?", disse ainda José Mourinho sobre a continuidade de Lopetegui no FC Porto.

"O FC Porto fez uma excelente campanha na Liga dos Campeões, o Benfica não, mas tem sido mais forte no campeonato. Por isso, o Benfica deverá ser campeão, Sporting ou Braga, um deles, vai ganhar a Taça de Portugal, o FC Porto foi o campeão português nas provas europeias. Perdeu 6-1 com o Bayern, mas não foi com uma equipazinha qualquer… Foi excelente na Champions, muito melhor do que Benfica ou Sporting. É uma equipa nova e, provavelmente, será mais forte no próximo ano", lembrou Mourinho sobre os diferentes caminhos percorridos esta época pelos principais candidatos ao título.

"Espero uma grande final da Taça de Portugal. Não estou em Portugal há muitos anos, mas não esqueço a final da Taça como um momento muito bonito da minha carreira", sentenciou Mourinho sobre a final da Taça de Portugal entre SC Braga e Sporting.