A Naval 1.º de Maio venceu, este domingo, o Vitória de Guimarães por 1-2, no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo da 15ª jornada, última da primeira volta do campeonato português.

Carlos Mozer estreou-se esta noite como treinador da Naval com uma vitória, depois de ter estado a perder desde o minuto 12, com um grande golo do capitão João Alves. Ao minuto 70, Fábio Júnior, através da marca de grande penalidade estabeleceu o empate e, a cinco minutos dos 90, Marinho deu a vitória à equipa da Figueira da Foz. A Naval 1.º de Maio mostrou uma atitude positiva, principalmente no segundo tempo.

O primeiro golo do foi apontado pelo capitão vimaranense João Alves,  após bom passe de Douglas, que desferiu um potente remate e a bola, em arco, acabou por entrar no canto superior esquerdo da baliza de Salin.

Ao intervalo, o marcador apresentava um 1-0, favorável à equipa de Guimarães.

No início do segundo tempo, o Vitória de Guimarães passou por apuros porque a formação da Figueira da Foz imprimiu mais atrevimento e obrigou Nilson a defesas apertadas. A equipa de Manuel Machado, optou, nos minutos iniciais, por uma postura mais segura.

Ao minuto 60, Carlitos travou Edgar, que estava cara-a-cara com Salin, à entrada da grande área, e o árbitro Bruno Esteves mostrou o cartão vermelho ao jogador navalista. Na conversão do livre directo, Toscano enviou a bola ligeiramente ao lado do poste.

O juiz da partida voltou a assinalar falta, desta vez a favor da Naval, quando viu Bruno Teles a fazer falta sobre Marinho dentro da grande área dos minhotos, assinalando grande penalidade. Na transformação, Fábio Júnior não falhou.

Com dez unidades apenas, a Naval não parava de ameaçar a baliza de Nilson, até porque Mozer colocou toda a "carne no assador", e conseguiu marcar o segundo no D. Afonso Henriques. Ao minuto 85, após uma mau alívio da defensiva vimaranense, Marinho amorteceu a bola no peito e, de primeira, rematou de pé direito para o fundo das redes.

Com esta vitória, a Naval permanece na última posição com oito pontos, a um do Portimonense. O Vitória de Guimarães perde pela primeira vez em casa e permanece na quinta posição com 22 pontos, logo atrás do Sporting e da União de Leiria (que recebe, às 20h15, o Benfica).