O Benfica está em grande destaque no jornal francês "Le Figaro". Numa entrevista concedida ao jornalista David Leonor o presidente dos "encarnados", abordou vários temas da atualidade do clube, entre eles as receitas de televisão.

"[A Benfica TV] é um caso único no Mundo. Não vão encontrar alguma outra televisão de um clube que faça a gestão dos seus próprios direitos de transmissão televisivos. Era uma etapa obrigatória para nós. Faltava crescer e consolidar-se. Isso passava por uma melhoria da valorização dos nossos direitos televisivos. Até ao ano passado, as receitas da televisão representavam sete por cento das nossas receitas anuais, enquanto que para os 20 clubes mais ricos, citados no estudo ‘Football Money League’, da Deloitte, representam, em média, 40 a 60 por cento das receitas. Num só ano de exploração dos seus próprios direitos de transmissão televisiva, a Benfica TV multiplicou as receitas por quatro", enalteceu Vieira.

Na entrevista, realizada aquando da visita do Arouca ao Estádio da Luz para a I Liga, o líder das "águias" teceu rasgados elogios as casas do Benfica, vistas como "embaixadores da marca e dos valores do clube".

"As Casas são os embaixadores da marca e dos valores do clube. Os sócios são os verdadeiros embaixadores da marca e dos valores do clube, têm crescido com forte implantação. O Benfica é uma marca, é o clube de referência português no estrangeiro. As vagas da emigração, nos anos 50 e 60, contribuíram de forma decisiva para essa expansão", sublinhou.

Além da entrevista, "Le Figaro" traz também uma reportagem sobre o clube da Luz, intitulada "O clube que tem mais sócios pagantes do que o Bayern de Munique ou o Barça". Vieira explicou ao jornal francês a paixão dos adeptos pelo clube e como chegou aos 235 mil sócios.

"Certas coisas não têm explicação. Mas o facto é que o clube é dos sócios, e assim será, pelo menos enquanto for presidente. O clube está muito próximo das pessoas. Há, também, toda a sua riquíssima história e a identificação do clube como País e não somente como representante de uma região. O Benfica é uma marca portuguesa. É o clube de referência das grandes vagas da emigração dos anos 50 e 60. Depois, propomos vantagens económicas aos nossos sócios, juntamente com os nossos parceiros [com quotas entre os 36 e os 100 euros anuais] ", disse Luís Filipe Vieira, enaltecendo a estratégia seguida para cativar mais sócios.

"Queríamos relançar uma base de associados que estava adormecida desde a grave crise económica que o clube atravessou nos anos 90. Foi uma das batalhas que travámos desde que cheguei à presidência do clube, em 2001. E foi-o com produtos como, em particular, o ‘Kit Sócio’, uma inovação mundial lançada no mercado pelo Benfica, no meu primeiro mandato à frente dos destinos do clube, por exemplo. Hoje em dia, os nossos sócios beneficiam de numerosas vantagens comerciais com os nossos parceiros, que equivalem ao que despendem no valor das quotas. Uma iniciativa nossa, seguida, depois, por numerosos outros clubes europeus, e que também os brasileiros procuram agora implementar e desenvolver", afirmou.

O Benfica defronta esta quarta-feira o Mónaco, em jogo da terceira jornada da Liga dos Campeões.