O regresso a casa de Nani podia ter corrido melhor. O extremo emprestado pelo Manchester United chegou, viu e foi titular contra o Arouca. Contudo, acabou por se perder no seu regresso a Alvalade e no primeiro jogo de ‘leão’ ao peito.

Mas tudo se resumo ao minuto 62 e aquilo que Nani fez. O jogador do Arouca Balliu tocou a bola com a mão. O árbitro apontou para a marca dos 11 metros e o Sporting tinha uma grande hipótese de desbloquear um jogo até então parecia difícil de resolver.

Adrien Silva é o marcador de penáltis do clube de Alvalade, mas Nani agarrou a bola, trocou meia dúzia de palavras com o médio e arrancou decidido. Do banco de suplentes, o treinador Marco Silva assistia à situação sem esboçar qualquer reação, a não ser mais tarde quando o substituiu.

A bola rematada por Nani foi defendida pelo guarda-redes uruguaio do Arouca, Goicoechea, que desviou o esférico para o poste.

O Sporting acabaria por vencer a partida já nos descontos com um tento solitário de Carlos Mané, mas fica para a história a situação protagonizada pelo camisola 77 dos ‘leões’.

Bojinov e o empurrão a Matías Fernández

Se recuarmos no passado, é bom ver que situações como esta já deram maus resultados.

Em 2012, num jogo da Taça da Liga frente ao Moreirense, Valeri Bojinov esteve envolvido num caso semelhante. O avançado búlgaro era muito contestado em Alvalade e, num jogo empatado a dois golos, assumiu, à força, a marcação de um penálti sobre Jeffrén. Matías Fernández, chileno que marcava as grandes penalidades pelo Sporting foi empurrado por Bojinov que queria bater o castigo máximo.

O búlgaro falhou e o clube de Alvalade empatou o jogo frente ao Moreirense. No entanto, o empate não foi o pior resultado. A partida da Taça da Liga resultou num processo disciplinar pela direção do Sporting e ditou o afastamento de Valeri Bojinov do plantel leonino que era treinado por José Peseiro. Depois do incidente com Matías Fernández, o búlgaro foi uma carta fora do baralho e acabou por sair após apenas uma época em Alvalade. Atualmente, o internacional pela Bulgária regressou a casa e joga no Levski de Sofia.

Sá Pinto e Liedson, uma relação tensa

No entanto, o caso de Bojinov não é único em Alvalade. Também Ricardo Sá Pinto teve uma situação semelhante no clube leonino. Em 2004/2005, Na 21º jornada do campeonato frente ao Rio Ave, o Sporting vencia por 1-0 aos 34 minutos quando é assinalada uma grande penalidade a favor do ‘leões’. Liedson, marcador habitual dos castigos máximos, agarra a bola para bater quando Sá Pinto lhe tira o esférico para ser ele a marcar o penálti.

O antigo internacional português fez o 2-0 e Liedson virou-lhe as costas sem festejar. No final do jogo, tanto Sá Pinto como Liedson acabaram a partida com dois golos marcados com Hugo Viana a fechar a goleada por 5-0 frente aos vila-condenses.

O episódio marcou o início de uma relação de constrangimento entre os dois jogadores. A zanga entre Sá Pinto e Liedson terá ficado mal resolvida e o conflito reacendeu-se anos mais tarde quando o jogador se tornou diretor desportivo. Nessa altura, o clima de tensão entre ambos levou, inclusive, a pancadaria no balneário após um jogo da Taça de Portugal frente ao Mafra (4-3). Sá Pinto, como consequência da situação, demitiu-se da posição de diretor desportivo e seguiu caminhos distintos do antigo avançado do Sporting.

Com a situação de Nani frente ao Arouca veio à memória o passado. Das três vezes, o duas resultaram em desperdício do castigo máximo enquanto uma delas originou clima de animosidade entre Liedson e Sá Pinto.

Para o atual treinador do Sporting Marco Silva, o marcador de penáltis da sua equipa é Adrien e que a situação protagonizada por Nani foi apenas devido a um momento de maior confiança do extremo.

"Foi o momento do jogo e Nani sentiu que estava confiante. Durante o jogo quem está mais confiante é quem marca”, afirmou Marco Silva na conferência de imprensa após o jogo com o Arouca.

Recorde o penálti marcado por Bojinov, depois de um empurrão a Matías Fernández num jogo da Taça da Liga diante do Moreirense, relativo à temporada 2011/12.

E reveja o penálti marcado por Sá Pinto no encontro da 21ª jornada com o Rio Ave, referente à época 2004/05.