No seu discurso de apresentação como novo treinador do Sporting, o belga Franky Vercauteren definiu que a prioridade é o trabalho mental sobre o plantel dos leões e garante que os leões «não vão estar preocupados com os outros».

«Em termos de problemas e qualidades, falo diretamente com os jogadores e mais ninguém. O importante para mim é ter uma atitude positiva com os jogadores e hoje já ouviram diretamente de mim o que quero deles», declarou o técnico, de 56 anos.

Em francês e com uma pequena folha verde nas mãos com algumas notas escritas, o novo treinador do Sporting confirmou a permanência de Oceano na sua equipa técnica e assumiu a sua vontade de dominar a língua de Camões a curto prazo. «Pedi para trazer alguém comigo. Ainda não está decidido quem virá, tenho primeiro de ver o que há no clube, definir o perfil e ver quem o pode preencher. Tenciono contar com alguém que me ajude com a língua. Neste momento tenho o Oceano, que é um poliglota, mas tem de haver também um esforço dos jogadores. Irei tentar aprender o mais rapidamente possível o português», frisou.

Confrontado com a questão de não ter assumido o comando da equipa já frente à Académica, Vercauteren defendeu que é preciso tempo para produzir alterações. «Antes de podermos por a equipa a funcionar, temos de escolher a melhor altura. Não é em dois dias que isso se faz. Para mexer e colocar os jogadores a pensar de outra forma carece de tempo e não é aconselhável. Preferi esperar e observar», esclareceu.

Sobre o "rótulo" de treinador da formação, o belga revelou pretender chamar alguns jovens aos trabalhos: «Contactos com os jovens da Academia? Sim, já tive alguns. Queremos dar a atenção que merecem, sei que posso contar com os especialistas. Tendo em conta o momento atual é provável que possamos recorrer mais a jogadores da equipa B ou juniores. Mas não me peçam nomes.»

Franky Vercauteren assinou contrato válido com o Sporting até ao final da época e vai estrear-se à frente dos leões no próximo domingo, no estádio do Bonfim, contra o Vitória de Setúbal.