As transações de acções da SAD do Sporting estão bloqueadas desde quarta-feira depois de uma acentuada desvalorização de 33,33% para 0,60 euros com mais de 13 mil títulos transacionados, escreve o Jornal de Negócios na sua edição online.

De acordo com o referido jornal especializado em economia, as negociações das ações da SAD do Sporting foram 'congeladas' devido a um travão automático da Bolsa em caso de oscilações muito acentuadas dos títulos.

Segundo escreve o Jornal de Negócios, as ações da SAD do Sporting não negoceiam desde quarta-feira, 4 de abril, dia em que afundaram 33,33% para 0,60 euros, com mais de 13 mil títulos transacionados, o que compara com uma média diária inferior a 1.500 acções nos últimos seis meses.

Uma fonte da Euronext explicou ao referido jornal que o facto de não haver negociações de ações da SAD do Sporting está relacionado com um factor técnico que é accionado quando há oscilações muito acentuadas em que a própria Bolsa automaticamente trava a operação em causa.

Mas se no caso de uma ação como a do BCP a negociação é continua, e portanto o congelamento de negociação é curto (de apenas minutos), já no caso das ações da SAD do Sporting o cenário é outro, uma vez que nesse caso trata-se de negociação por chamada, o que significa que as ordens só entram duas vezes por dia: uma às 10H30 e outra às 15H30, explica o jornal especializado acrescentando que neste regime estão cotadas com pouca liquidez ou pouca dispersão em bolsa.

Portanto, e segundo o mesmo jornal, se as ordens que tiverem entrado corresponderem a uma queda superior a 10% (variação a partir da qual é accionado o travão automático) o congelamento mantém-se. No entanto, em relação à negociação das ações da SAD do Sporting a negociação só retomará quando as ordens tiverem implícita uma variação inferior a 10%.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.