O Sporting venceu o Boavista por 2-0, esta segunda-feira, no Estádio de Alvalade, em encontro que encerrou a 23.ª jornada da Primeira Liga. Os golos da vitória foram apontados por Ewerton (37') e Bryan Ruiz (44').
Primeira parte
O jogo até nem começou de feição para a equipa de Jorge Jesus que encontrou dificuldades em contrariar um Boavista agressivo que baste nos primeiros minutos. A equipa de Sánchez pressionava alto, e obrigava o Sporting a cometer erros na sua primeira zona de construção.
Foram precisos 15 minutos para os leões começarem a encontrar soluções para sair desta camisa de forças e assentarem o seu jogo. Só aos 19 minutos surgiu o primeiro remate com perigo da equipa de Alvalade. Bryan Ruiz cruzou e Téo Gutiérrez apareceu nas costas da defesa axadrezada para rematar ao lado.
Estava dado o mote para a reviravolta na partida, com o Sporting a assumir em definitivo o jogo, assente na velocidade das alas, principalmente em Schelotto que na ala direita deu muito trabalho e conseguiu criar desequilíbrios.
Aos 32 minutos, João Mário cobrou um livre com as medidas certas para Ewerton aparecer ao segundo poste isolado. O brasileiro recebeu bem, mas o pontapé saiu para bem longe da baliza. Os mesmo protagonistas haveriam de aparecer cinco minutos depois e com sucesso. Canto de João Mário e Ewerton apareceu ao primeiro poste a cabecear para o fundo da baliza.
O mais complicado estava feito, e o Boavista foi recuando no terreno. Aos 44 minutos, Philipe impediu a progressão de Slimani e cometeu falta mesmo à entrada da área. Bryan Ruiz foi chamado a cobrar o livre, e contou com a ajuda da barreira para enganar Mika e fazer o 2-0.
Segunda parte
Na etapa complementar, o jogo começou com algumas faltas duras que valeram três amarelo. Idris, Rúben Semedo e Gelson Martins foram os visados em diferentes jogadas.
O Sporting baixou um pouco o ritmo face à vantagem de dois golos, e o Boavista aproveitou para assustar pela primeira vez Rui Patrício. Anderson Carvalho (53’) atirou ao poste, e pouco depois foi Iriberri (59’) a fugir na direita e a proporcionar uma boa defesa ao guarda-redes.
A partir de então, o Boavista desapareceu por largos momentos. O Sporting controlou, ameaçou de vez em quando a baliza de Mika, mas sempre com o jogo no bolso.
Só uma perda de bola de Schelotto permitiu a Anderson Carvalho testar a atenção do guarda-redes leonino aos 78 minutos. O Sporting respondeu num livre aos 84 minutos. Slimani rematou para uma primeira defesa de Mika, e depois Mané falhou de forma incrível na recarga o 3-0.
Os leões limitaram-se a manter a bola do seu lado até final, e saíram de Alvalade com os três pontos. Assim, o Sporting passa a somar 58 pontos e volta liderar isolado, com três de vantagem sobre o Benfica. Já o Boavista mantém os 21 pontos e está no 16.º posto.
Comentários