Todos os árbitros de futebol de primeira categoria estão aptos para apitar na época 2015/2016, depois de terem tido aproveitamento nos testes escritos e físicos que realizaram, entre quinta-feira e hoje, no Luso.

De acordo com fonte do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, a avaliação feita no Luso foi positiva não só para os 24 árbitros, mas também para os 48 árbitros assistentes escolhidos para a nova temporada desportiva.

A lista de árbitros profissionais e internacionais, com oito nomes, é exatamente a mesma este ano: Artur Soares Dias, Carlos Xistra, Duarte Gomes, Fábio Veríssimo, Hugo Miguel, João Capela, Jorge Sousa e Tiago Martins.

Da lista de profissionais do ano passado saem Pedro Proença (terminou a carreira) e Vasco Santos, entrando Fábio Veríssimo e Tiago Martins.

Com a saída da arbitragem de Proença, Paulo Baptista e Olegário Benquerença, os mais velhos são agora Duarte Gomes (42 anos), Carlos Xistra, Bruno Paixão e João Capela (41 anos).

Duarte Gomes é também o mais experiente, com 19 épocas, mais uma do que Bruno Paixão e duas do que Carlos Xistra e Jorge Sousa. João Capela ainda vai só para a 10.ª

Estreantes na primeira categoria são André Moreira, João Pinheiro, Luís Godinho, Rui Oliveira, Sérgio Piscarreta e Tiago Antunes.

André Moreira é também o que tem habilitações literárias mais altas, com o mestrado de Biologia, numa lista em que há ainda nove licenciados e 14 com o 12.º ano.

A par do advogado João Pinheiro, André Moreira é também o mais novo, já que só fará 28 anos em janeiro próximo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.