Na Luz mora o 'artilheiro' do campeonato nacional quando estão decorridas as primeiras 19 jornadas com um registo impressionante de Jonas com 23 golos e uma média de 1,21 golos por jogo.

O avançado brasileiro do Benfica tem sido o principal 'sustento' da equipa comandada por Rui Vitória com um total de quatro 'bis' e um 'hat-trick', e uma série de 10 jogos consecutivos a marcar entre o jogo da 3ª jornada, diante do Belenenses, e o triunfo na Luz sobre o Vitória de Setúbal à 12ª jornada.

Depois da interrupção de golos frente ao FC Porto, no empate a 0-0 no Estádio do Dragão, Jonas voltou a construir uma série impressionante de jogos consecutivos a marcar e já vai em oito golos em seis jogos consecutivos quando o campeonato já 'dobrou' a primeira volta.

Para encontrar um registo tão positivo no campeonato português às 19ª jornada é preciso recuar à época 1999/2000 quando Mário Jardel, ao serviço do Sporting, contava com um total de 25 golos. Em relação ao Benfica, o melhor registo de golos de um goleador à 19ª jornada remonta à temporada 1989/1990 quando o sueco Matts Magnunson contava também com 23 golos nesta fase da temporada.

Já em relação à luta pela 'Bota de Ouro', o avançado do Benfica até ao momento tem mais golos do que jogadores como Harry Kane, Ciro Immobile, Edinson Cavani e Bas Dost, apesar da diferença de rankings do campeonato português em relação a ligas mais 'poderosas' como Inglaterra, Espanha, Itália ou França. O internacional inglês do Tottenham conta com um total de 21 golos em 23 jogos, enquanto que o italiano da Lazio e o uruguaio do PSG contam com 20 golos cada, sendo que Immobile alcançou esse registo em 19 jogos e Cavani em 21 encontros da Ligue 1. Recorde-se que os golos de Jonas em Portugal contam apenas 1,5 pontos enquanto que os restantes contam 2 pontos.

Bas Dost também tem estado em destaque no campeonato português com um total de 19 golos em 19 jogos enquanto que Lionel Messi conta também com 19 golos, mas em 20 jogos.

Mas recordemos o arranque goleador do número 10 da Luz esta época. No jogo inaugural do campeonato frente ao SC Braga, Jonas fez o seu primeiro golo da conta pessoal ao apontar o 2-0 no triunfo por 3-1.

Na jornada seguinte, Jonas ficou em 'branco' apesar do Benfica vencer em Chaves com um golo em cima do apito final de Seferovic.

Apesar de ter ficado em 'branco' em Chaves, Jonas voltaria aos golos à 3ª jornada diante do Belenenses, e logo com um 'hat-trick' frente à formação do Restelo.

À 4ª jornada, o Benfica perdeu os primeiros pontos da época na deslocação a Vila do Conde, mas nem o empate com o Rio Ave a 1-1 impediu que Jonas fizesse o 'gosto ao pé' ao converter uma grande penalidade aos 67' minutos.

No regresso às vitórias diante do Portimonense, Jonas foi crucial ao apontar o golo da igualdade aos 60' minutos para o Benfica na conversão de uma grande penalidade

No entanto, à sexta jornada o Benfica somava a primeira derrota da época na deslocação Estádio do Bessa, mas nem por isso Jonas perdeu a 'veia goleadora' e ainda abriu o marcador a favor dos 'encarnados' logo aos 7' minutos de jogo

Após a derrota com o Boavista, o Benfica recebia à 7ª jornada o Paços de Ferreira obrigado a vencer e Jonas voltou a ser crucial para o triunfo dos 'encarnados' ao apontar o seu oitavo golo da competição após um canto de Pizzi.

A marcar há cinco jogos consecutivos à 7ª jornada, Jonas manteve o registo goleador na deslocação à Madeira com um grande golo diante do Marítimo. O golo do brasileiro abria boas perspectivas para um triunfo, mas um golo de Ricardo Valente aos 66' minutos ditou o empate e nova divisão de pontos no percurso dos atuais campeões nacionais.

À 9ª jornada, o Benfica regressou aos triunfos para o campeonato e com Jonas em destaque ao apontar dois golos na vitória na visita ao Desportivo das Aves e ampliar a série para sete jogos consecutivos a marcar.

Na receção ao Feirense às 10ª jornada, Jonas voltou a ser decisivo para o truinfo dos 'encarnados' ao abrir o marcador logo aos 11' minutos de jogo.

À 11ª jornada, o Benfica deslocava-se a Guimarães para defrontar o Vitória SC e Jonas voltou a ser determinante no triunfo da equipa de Rui Vitória ao abrir o marcador aos 22´ minutos e elevar a série para nove jogos consecutivos a marcar para o campeonato.

Na receção ao Vitória de Setúbal a contar para a 12ª jornada, o Benfica garantiu os três pontos com uma goleada categórica por 6-0 e com Jonas a bisar pela segunda vez para o campeonato ao fazer o 2-0 e o 4-0.

À 13ª jornada, a série de jogos consecutivos a marcar de Jonas terminou com o empate a 0-0 no Dragão diante do FC Porto. No entanto, na jornada seguinte, o Benfica voltaria aos triunfos diante do Estoril-Praia assim como Jonas regressava aos golos ao apontar o 2-0.

Na visita a Tondela para a 15ª jornada, o Benfica arrancou um triunfo expressivo por 5-1 e Jonas voltou a estar em destaque ao bisar na partida e elevar a sua conta pessoal para 18 golos no campeonato.

No dérbi lisboeta da 16ª jornada, o Benfica recebeu o Sporting no Estádio da Luz com o jogo a terminar empatado a 1-1. Jonas garantiu a divisão de pontos na conversão de uma grande penalidade ao cair do pano.

Na visita a Moreira de Cónegos à 17ª jornada, o Benfica acabou por regressar às vitórias com Jonas em destaque ao apontar o 2-0 aos 74´minutos e manter a média superior a um golo por jogo com um total de 20 tentos na conta pessoal.

Já na deslocação a Braga no primeiro jogo da segunda volta do campeonato nacional, Jonas voltou a ser decisivo ao apontar o 2-0 aos 64' minutos no triunfo por 3-1 dos 'encarnados'.

Na receção ao Desportivo de Chaves na última jornada, Jonas voltou a brilhar ao serviço dos 'encarnados' ao apontar dois golos no triunfo por 3-0.

Contas feitas à 19ª jornada, Jonas lidera a lista de marcadores do campeonato nacional com um total de 23 golos e só não marcou esta época ao FC Porto, tendo marcado a todos os adversários do Benfica.