O FC Porto pode sagrar-se campeão nacional de futebol, esta noite, pela 30.ª vez na sua história. Neste 25 de abril, dia em que se celebra a liberdade em Portugal, os azuis e brancos poderão festejar o sofá, se o Sporting fizer pior resultado que eles no Bessa, diante do Boavista. Ou seja, se o FC Porto bater o Braga, o Sporting não poderá fazer o mesmo diante do Boavista; se empatar, os Leões terão de perder no terreno das Panteras, para haver festa azul e branca já hoje.

Se FC Porto e Sporting vencerem, o título poderá ficar decidido na 32.ª ronda, a três jornadas do final. Os Dragões têm nove pontos de vantagem sobre os Leões mas com desvantagem no confronto direto no critério dos golos marcados fora (1-1 em Alvalade e 2-2 no Estádio do Dragão).

Se a equipa de Sérgio Conceição festejar esta noite a três rondas do final, esta será uma das conquistas mais rápidas da história recente do FC Porto. Neste século, apenas José Mourinho, Jesualdo Ferreira e André Villas-Boas festejaram mais cedo a conquista do campeonato no FC Porto.

Em 2010/2011, o FC Porto de André Villas-Boas confirmou a conquista do título a cinco jornadas do final, quando venceu na Luz o Benfica por 2-1. Recentemente também José Mourinho venceu o título no FC Porto antes das primeiras três rondas

José Mourinho em 2002/2003, e Jesualdo Ferreira em 2007/2008 também conquistaram o título de campeão no FC Porto e José Mourinho antes das últimas quatro rondas.

Outro dado importante: se não perder com o SC Braga, o FC Porto irá estender o recorde nacional de invencibilidade na I Liga para 59 jogos, algo que também passará a ser um novo recorde nos principais campeonatos europeus. Na última ronda, quando goleou o Portimonense, o FC Porto igualou o recorde do Milan AC de Fabio Capello (entre 1991 e 1993), que detinha a melhor série entre os principais campeonatos europeus.

O recorde absoluto na Europa é do Steaua Bucareste, que esteve 104 jogos seguidos sem perder no campeonato da Roménia.