Minutos antes do apito inicial do encontro entre o FC Porto e o Gil Vicente no Estádio do Dragão, os jogadores das duas formações, juntamente com a equipa de arbitragem, alinharam-se para exibir a bandeira da Ucrânia.

Na bancadas, os Super Dragões formaram uma bandeira com as cores ucranianas e exibiram a frase "Stop the War" [Parem a Guerra].

Veja o momento

A ofensiva militar, iniciada na quinta-feira de madrugada, já provocou cerca de 200 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de perto de 370 mil deslocados para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.