A Académica e o Paços de Ferreira empataram este domingo 0-0, num encontro da 15.ª jornada da Liga portuguesa de futebol que marcou a estreia do treinador José Guilherme à frente da “Briosa”.

A equipa forasteira foi sempre mais perigosa que a equipa da casa e podia mesmo ter saído de Coimbra com um resultado bem mais positivo.
Com este resultado, a Académica termina a primeira volta com 19 pontos, contra 16 do Paços de Ferreira.

Na equipa da casa, o sucessor de Jorge Costas iniciou a partida com três mudanças em relação ao jogo da ronda anterior, frente ao Sporting de Braga (0-5): saíram Amoreirinha, Orlando e Nuno Coelho, por lesão, entrando para os seus lugares Habib, Berger e Pedrinho.

No Paços de Ferreira, Rui Vitória, em relação ao jogo da Taça da Liga com o Arouca, fez entrar Samuel, Maykon e Filipe Anunciação para os lugares André Leão, Bura e Jorginho.

Na primeira parte, a equipa forasteira, a jogar num esquema 4x4x2, começou mais perigosa, ameaçando logo aos seis minutos por intermédio de Pizzi, que obrigou Peiser a defender para canto.

Dado o sinal de alerta, a “Briosa” reagiu, sobretudo através de bolas paradas, com Diogo Valente a centrar aos 12 minutos, mas ninguém conseguiu emendar de cabeça e, à passagem da meia hora, quando Pedrinho centrou para Sougou cabecear ao lado da baliza de Cássio.

Até ao intervalo, a partida entrou em regime morno, equilibrado, reflectindo o “nulo” do marcador.

Na segunda metade, os “estudantes” entraram mais pressionastes e, logo no primeiro minuto, Diogo Valente cruzou para Sougou obrigar Cássio a grande defesa.

Esta atitude, contudo, foi efémera, já que a equipa nortenha começou a criar mais perigo a partir dos 60 minutos e podia ter marcado, por Maykon, que obrigou Peiser a grande defesa, e Rondon, com um remate ao lado.

Por seu lado, Manuel José, de livre directo, obrigou o guardião francês à defesa da tarde.

José Guilherme, a 20 minutos do final da parte, fez a última substituição, tirando o apagado Miguel Fidalgo e metendo o jovem Éder.

Apesar de ter arriscado tudo, a toada manteve-se, com o perigo a rondar mais a baliza da equipa da casa, mas sem alteração do resultado.