A nova direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) tomou hoje posse, com Famalicão, Portimonense, Trofense, Estrela da Amadora e Farense a entrarem na estrutura após as eleições de 05 de julho.

Além do presidente da LPFP, Pedro Proença, e do representante da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), mantêm-se na direção as sociedades desportivas de FC Porto, Sporting e Vitória de Guimarães.

A estes três clubes, juntam-se Famalicão e Portimonense, cujas sociedades foram “cooptadas enquanto representantes do principal escalão do futebol profissional”, no caso a I Liga.

Em representação dos emblemas da II Liga foram eleitos Trofense, Estrela da Amadora e Farense.

Após a tomada de posse dos novos membros da Direção, Bárbara Almeida, Presidente da SAD do CD Trofense, falou de “um desafio grande ao estar nesta direção” e destacou que o clube da Trofa está aqui para “ajudar a valorizar o Futebol Profissional português”. “O nosso clube está em fase de crescimento e a Liga Portugal SABSEG é uma competição muito atrativa, temos de continuar a apostar em jovens jogadores para potenciar a prova”, destacou Bárbara Almeida.

Já João Rodrigues, Presidente do SC Farense, abordou a importância de “poder ajudar a Liga Portugal, uma instituição que tem muito a ver com o sucesso que o Futebol português tem tido e que seguramente irá continuar a ter”. Em relação à Liga Portugal SABSEG, o Presidente da formação algarvia guardou palavras muito elogiosas: “É uma competição muito importante, que forma muitos jogadores para o alto nível, além da enorme competitividade e talento que existe”.

Também Miguel Ribeiro, Presidente da SAD do FC Famalicão, recordou que “é uma responsabilidade estar na direção em representação das 34 Sociedades Desportivas”. “A indústria do futebol está em claro crescimento e, por isso, a responsabilidade advém de uma perspetiva coletiva de melhorar cada vez mais o nosso futebol”.

Questionado sobre o presente e o futuro do Futebol Profissional português, Miguel Ribeiro realça o “otimismo”, resultado do talento que existe. “As principais Ligas e os grandes clubes europeus confiam na Liga Portugal, é notório, até na parte de recrutamento dos nossos jogadores. E isso é sinónimo do grande nível que existe na Liga Portugal”, concluiu o presidente da SAD famalicense.

Por último, Edgar Vilaça, Administrador Financeiro do Portimonense, afirmou que é “muito importante para o clube de Portimão fazer parte desta direção, que tem feito coisas muito positivas na Liga Portugal”.

A nova direção teve, depois da tomada de posse, a primeira reunião para a época 2022/23.