Nuno Espírito Santo tem ao seu dispor o melhor Brahimi da temporada. O treinador do FC Porto conseguiu alterar a mentalidade do jogador argelino e começa a 'colher frutos' da entrada do extremo na equipa. Depois de ter ficado fora dos planos durante quatro encontros, Brahimi aparenta ter 'renascido' sob a batuta de Nuno Espírito Santo. As exibições mais conseguidas da equipa 'azul e branca 'recentemente - duas goleadas seguidas - aconteceram com a titularidade do extremo que se tem mostrado mais altruísta e com vontade de recuar e ajudar a equipa no processo defensivo.

Frente ao Feirense, o camisola 8 dos 'dragões' não mostrou o individualismo que tem sido uma das suas imagens de marca no FC Porto. A mudança de paradigma do extremo colocou no topo das escolhas do técnico que continua sem contar com Otávio, titular habitual dessa posição esta temporada.

A ausência do brasileiro foi a 'faísca' que fez soltar Brahimi. Sem poder contar com o médio, Nuno Espírito Santo depositou a sua confiança no internacional argelino para assegurar o lado esquerdo do ataque dos 'dragões'.

Apesar do 'renascimento' do jogador, o FC Porto não vai poder contar com a manutenção de Brahimi na esquerda. O argelino é um dos incontestáveis da equipa africana que vai marcar presença na Taça das Nações Africanas. Com efeito, a partir de janeiro Nuno Espírito Santo vai ficar sem o extremo argelino que vai representar o seu país. Para a imprensa argelina o aumento de forma de Brahimi é uma boa notícia. De acordo com o jornal O Jogo, o extremo é um dos jogadores que podem mexer dentro da equipa africana e ser u dos obreiros de uma boa campanha na prova.

Brahimi é um dos jogadores com maior cotação internacional do plantel do FC Porto. Esta temporada, o argelino tem estado um 'furo' abaixo do que mostrou nas últimas épocas e não tem sido uma aposta constante. Depois de uma ausência por opção do treinador, o extremo aparenta estar a recuperar a confiança apresentando o seu melhor futebol. Em 2016/17, Brahimi conta com 12 jogos com a camisola do FC Porto nos quais marcou três golos sendo que, nos últimos três encontros, somou tantos minutos de competição com nos restantes jogos.