Na véspera do dérbi minhoto entre Braga e Guimarães, que abre a 15.ª jornada, o "professor" Jesualdo Ferreira não teve dúvidas em atribuir o favoritismo à equipa de Braga.
«O Braga é favorito, porque queremos muito ganhar. O histórico entre as duas equipas nos últimos anos dá-nos essa expetativa. Confere-nos o estatuto de favoritos nos jogos disputados em Braga», começou por dizer, esta quinta-feira, no auditório do Estádio Axa em Braga.
O treinador do Braga foi confrontado a fazer uma comparação sobre a estabilidade económica entre os dois clubes e se isso poderia influenciar o resultado ou exibição de amanhã.
«Quando o Braga era uma equipa que não tinha esses argumentos também ganhávamos. Não acho que seja essa a questão. Nos últimos anos, o Braga foi capaz de andar mais depressa que o Guimarães, mas não quero falar sobre as questões económicas. O Braga tem feito um melhor trajeto nos últimos dez anos. O Vitória esteve melhor ali pelo ano 2007. Mas também sabemos que é um jogo que queremos vencer, sabendo que estão à nossa frente na tabela classificativa», analisou Jesualdo.
O Vitória de Guimarães já está afastado da Taça da Liga e da Taça de Portugal e Jesualdo Ferreira acredita que «nunca é bom uma equipa estar muito tempo parado mas também se pode tirar vantagens nesse período».
«Eu acho que o Vitória fez um trajeto muito positivo. Depois da vitória da Taça de Portugal conseguiu preparar-se muito bem para a Supertaça e Liga Europa. A sua exibição nas competições europeias até foi positiva. Os resultados menos positivos não nos permitem tirar conclusões negativas porque é uma equipa que está numa boa posição na I Liga, mas está fora da Taça de Portugal e da Taça da Liga. Só esta focada no campeonato e isso acaba por ser premiada», referiu.
O técnico do SC Braga fez referência ainda à paixão dos adeptos entre os dois clubes.
«Há uma grande diferença entre os adeptos dos dois clubes. A paixão que existe por parte dos adeptos do Vitória toda a gente conhece, e isso tem-se visto nos últimos anos por parte dos adeptos do Braga, que é uma paixão mais nova. Desde há dez anos que noto muita diferença», disse.
O SC Braga recebe, esta sexta-feira às 20 horas, o Vitória de Guimarães no dérbi minhoto que servirá para abrir a 15.ª jornada da I Liga, último desafio da primeira volta do campeonato português.