José Couceiro é o único dos concorrentes à presidência do Sporting que teve funções diretivas no clube e os adversários apontam-no como «candidato da continuidade», mas o sobrinho-neto de Peyroteo quer acabar com «um ciclo de má gestão desportiva».

Sob o lema “Falar Verdade – Todos pelo Sporting”, Couceiro quer regressar a Alvalade, onde já foi diretor desportivo e treinador, para liderar um clube a viver a pior crise de sempre, considerando que a experiência da sua equipa «faz a diferença» em relação às outras candidaturas.

Couceiro, de 50 anos, concorre às eleições de 23 de março depois de ter rejeitado, em novembro último, um convite do ainda presidente Godinho Lopes para estrutura diretiva do clube.

José Júlio de Carvalho Peyroteo Martins Couceiro nasceu em Lisboa, a 04 de outubro de 1962, e frequentou os cursos de economia e direito.

Entre 1981 e 1992 foi um futebolista profissional mediano, alinhando como defesa no CD Montijo, Barreirense, Atlético, Torreense, Oriental e Estrela da Amadora.

Em 1993, assumiu a presidência do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, cargo que desempenhou até 1997, um ano antes de se tornar diretor-geral da SAD do Sporting, presidido então por José Roquette.

Entre 1999 e 2002, assumiu a direção-geral do Futebol Clube de Alverca, então presidido por Luís Filipe Vieira – atual líder do Benfica - e, até 2004, treinou a equipa de futebol, levando-a à liga principal.

Na época de 2004/2005 orientou o Vitória de Setúbal e o FC Porto, no qual substituiu o espanhol Victor Fernandez. Na temporada seguinte orientou o Belenenses e em 2007 ingressou na Federação Portuguesa de Futebol tendo orientado as seleções de sub-21 e sub-20.

Em 2008, assumiu o comando técnico dos lituanos do FBK Kaunas, cargo que mais tarde acumulou com a seleção lituana de futebol.

Depois de dois anos no Gaziantepspor, da Turquia, regressou ao Sporting como diretor-geral da SAD em janeiro de 2011, sob a gestão de José Eduardo Bettencourt, assumindo ainda na época 2010/2011 o comando técnico dos “leões”, após a saída de Paulo Sérgio.

Na temporada passada, treinou o Lokomotiv de Moscovo, sem cumprir o objetivo de levar a equipa à Liga dos Campeões.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.