A quatro jornadas do fim da I Liga 2023/24 ainda não há certezas sobres os lugares que dão acesso às vagas europeias. O Sporting está perto de ser campeão, mas o Benfica ainda não desistiu, enquanto FC Porto e SC Braga disputam o terceiro lugar, com o Vitória de Guimarães à espreita.

No entanto os calendários de cada um destes emblemas não é nada fácil e ainda há jogos grandes até ao final do campeonato.

Sporting

No caso do primeiro classificado, o duelo de maior envergadura, teoricamente, realiza-se já este fim de semana, quando visitarem o Dragão para defrontar o FC Porto. Os azuis e brancos não se podem dar ao luxo de perder mais pontos, sob pena de serem ultrapassados pelos guerreiros na tabela. No entanto, os leões ainda não garantiram o primeiro lugar e querem fazê-lo o mais rápido possível para evitar surpresas desagradáveis.

Após este complicado duelo seguem-se Portimonense (casa), Estoril (fora) e Chaves (casa), equipas que lutam pela permanência com todas as forças, o que, como é sabido, muda o cariz de dificuldade das partidas, uma vez que nesta fase o fator mental ganha outra dimensão.

Calendário do Sporting CP

31ª jornada: FC Porto (fora), 28 de abril, 20:30h

32ª jornada: Portimonense (casa), 4 ou 5 de maio

33ª jornada: Estoril (fora), 11 ou  12 de maio

34ª jornada: GD Chaves (casa), 18 ou 19 de maio

Benfica

Já as águias não estão a viver uma boa temporada, com os adeptos a elevarem o tom da contestação a Roger Schmidt, mas já se sabe que quando os resultados aparecem as queixas diminuem.

Ainda assim, a probabilidade de ainda conquistarem um troféu este ano é reduzida e o primeiro grande teste é já nesta jornada. As águias recebem o SC Braga, na Luz, com o peso de poderem entregar o título ao Sporting no caso de não triunfarem. Para evitar isso têm de ganhar e esperar que os dragões façam a sua parte.

Logo de seguida, visitam um super Arouca, que tem impressionado sob o comando de Daniel Sousa, antes da receção ao Famalicão, que já provou conseguir tirar pontos aos 'grandes'. A fechar, aparece o Rio Ave que, mediante oq ue for fazendo nestas derradeiras rondas, ainda pode estar a lutar pela manutenção.

Calendário do SL Benfica

31ª jornada: SC Braga (casa), 27 de abril, 18h

32ª jornada: Famalicão (fora), 4 ou 5 de maio

33ª jornada: Arouca (casa), 11 ou  12 de maio

34ª jornada: Rio Ave (fora), 18 ou 19 de maio

FC Porto

Os dragões estão fora da luta do título, mas ainda ainda há muito por que lutar. Esta jornada têm um duríssimo duelo com o Sporting, que pode ser decisivo nas contas, mas não é por isso que o calendário fica mais fácil daí em diante. Segue-se os aflitos Chaves (fora) e Boavista (casa), que são equipas sempre complicadas e que podem fazer mossa, especialmente quando lutam pela vida.

A fechar em grande, há um SC Braga-FC Porto que, dependendo do que for acontecendo, pode ter um papel importante na decisão do terceiro lugar.

Calendário do FC Porto

31.ª jornada: Sporting (casa), 28 de abril, 20:30h

32.ª jornada: Chaves (fora), 4 ou 5 de maio

33.ª jornada: Boavista (casa), 11 ou 12 de maio

34.ª jornada: SC Braga (fora), 18 ou 19 de maio

SC Braga

Por último o que tem o calendário mais difícil. Nesta jornada desloca-se à Luz para visitar o Benfica, antes de um supostamente mais tranquilo, embate com o Casa Pia na Pedreira. No entanto aí é que as coisas complicam, uma vez que vai visitar o D. Afonso Henriques para um escaldantes dérbi com o Vitória SC, antes de terminar em altas num duelo com o FC Porto.

Calendário do SC Braga

31ª jornada: Benfica (fora), 27 de abril, 18:00h

32ª jornada: Casa Pia (casa), 4 ou 5 de maio

33ª jornada: Vitória de Guimarães (fora), 11 ou  12 de maio

34ª jornada: FC Porto (casa), 18 ou 19 de maio

Este é o calendário dos candidatos à luta pelos primeiros quatro lugares, que promete ser tão intensa quanto dura. No final alguém vai ficar de fora dos lugares da Liga dos Campeões, mas nada apagará a intensidade e equilíbrio da edição 2023/24 da I Liga.